Marcos Oliveira representa três marcas / empresas internacionais no mercado nacional, com as quais tem vindo a desenvolver parcerias no mercado nacional. Aqui fica o balanço de um ano e a análise do futuro no mercado do pós-venda em Portugal.
Qual o balanço que faz da actividade da sua empresa em 2016 em Portugal e quais foram os factos mais marcantes no setor no nosso país?
Em 2016, as empresas que represento (Bosal, MDR, Proquisur) tiveram um crescimento sustentável. Temos conseguido fidelizar clientes com estas marcas, dando-lhes assim a possibilidade de trabalhar produto premium que não estava divulgado no mercado. Com isto acabam por conseguir uma segurança de trabalhar algo “exclusivo” e que não está saturado no nosso mercado nacional. As feiras de peças auto, a vossa revista e toda a restante divulgação de marcas e produtos acabam por ajudar ao crescimento e mudar algumas mentalidades em Portugal.
Que análise faz do mercado do aftermarket em Portugal atualmente?
O mercado de Aftermarket em Portugal está em mudança, para melhor. Isto porque já não se vê, tanto a procura do preço mas sim da qualidade. As casas de peças e os importadores já perceberam que não trás vantagem nenhuma trabalhar um produto que o seu “vizinho” trabalha. Acabam por se virar para outras marcas que proporcionam igual ou melhor relação qualidade/preço que o que existe no mercado. “Que vantagens me trás trabalhar o mesmo produto que o meu vizinho? Nada….porque para vender tenho que descer margens de lucro e em vez de ganhar 5 ganho 1″……está é uma questão de mentalidade.
Outra atitude vencedora e que já se vê muito é a qualidade de serviço, atendimento aos clientes e um bom marketing. Na minha maneira de ver é o que diferencia cada vez mais os negócios e fidelizar cada vez mais os clientes.
Quais as perspectivas para 2017 e futuro, e que factos poderão vir a marca este setor em Portugal e no estrangeiro?
As perspectivas para 2017 são solidificar as 3 marcas em Portugal e continuar com este crescimento sustentável. Quero crescer mas sem “queimar” o mercado com mais uma marca que todos têm. O objectivo é encontrar parceiros estratégicos em Portugal e disponibilizar-lhes todas as ferramentas possíveis para poderem trabalhar o produto sem receios concorrência desleal.
O futuro está cada vez mais técnico, mais especifico. Quem tiver as armas adequadas consegue inovar todos os anos para suprir as necessidades do mercado. Eis o porque de se trabalhar com marcas premium.