A parceria entre a TMD Friction e a TecAlliance já tem mais de 20 anos, mas a relação entre as duas empresas tem-se vindo a aprofundar cada vez mais. O novo portal da TMD Friction é um exemplo disso.
A TMD Friction tem fornecido repetidamente impulsos para maior desenvolvimento das soluções da TecAlliance, como o portal Entry Supply Web online, lançado no verão de 2019. Este portal permite que os fornecedores de peças sobressalentes no mercado pós-venda automóvel independente acedam a toda a base de clientes do Gestor de Encomendas de forma fácil e económica. A TMD Friction tem usado o portal para otimizar os processos de encomenda-a-fatura com as suas sucursais de fábrica internacionais.
De um requisito individual a uma solução da indústria
Ao longo da duradoura cooperação, muitas ideias inovadoras têm sido divulgadas conjuntamente, como o portal Entry Supply Web online com base na nuvem, que a TecAlliance lançou em meados de 2019. Sarah Schwarz, Gestora de Processos Empresariais Globais e de Projeto na TMD Friction, procurava uma forma de otimizar as relações empresariais com as fábricas internacionais da TMD.
“Nos últimos anos, tivemos tantas experiências positivas com o Gestor de Encomendas com os nossos clientes empresariais continuando a otimizar o nosso processamento de encomendas,” explica Sarah Schwarz. “Mas quando recebíamos uma encomenda e a transmitíamos à nossa rede de fornecedores internacionais, era uma história totalmente diferente. Os nossos parceiros muitas vezes não têm a infraestrutura de TI necessária para criar documentos de transação, como confirmações de encomenda ou expedição eletronicamente ou para processar dados de registos de encomendas. Aqui vimos uma importante oportunidade para encurtar o nosso tempo de comercialização e tornar os nossos processos mais eficientes,” afirma Sarah Schwarz.
A ideia encontrou grande interesse junto de Bryan Marschall, Gestor de Encomendas Principais de Produto na TecAlliance, que tem estado a planear há algum tempo uma ligação simples e rápida à plataforma de Gestor de Encomendas através de WebEDI para fornecedores de peças mais pequenas. Na estrutura organizacional ágil da TecAlliance, os criadores de software, pessoal de garantia de qualidade, proprietários de produto, consultores e vendedores trabalham arduamente. “Graças ao nosso estilo de trabalho ágil, os nossos clientes podem participar direta e intensamente no desenvolvimento de produto. Nenhum cliente é igual a outro e todas as empresas possuem os seus requisitos específicos. Assim sendo, não queremos desenvolver soluções individuais, mas mantemos sempre as necessidades do mercado pós-venda automóvel internacional em mente. Durante o desenvolvimento, certificamo-nos de que oferecemos soluções padrão adequadas a todos os participantes de mercado e adicionamos valor a todo o setor,” explica Bryan Marschall.
Visando rapidamente o alvo com métodos ágeis
Christian Drexler, Gestor de Encomendas Consultor Técnico Sénior, assumiu o projeto e levou o novo produto da ideia para o mercado. “No início, pegámos nos requisitos da TMD Friction e deixámo-los explicar-nos exatamente onde assentam as dificuldade no processo existente. Depois comparámos com as nossas considerações constantes para desenvolvimento de uma solução online com base em EDI. E daí foi tudo muito rápido. Através de todo o processo, desde os debates iniciais ao desenvolvimento de uma solução acabada, reunimos feedback da TMD Friction, dos seus parceiros e de outros clientes e incorporamos tudo no desenvolvimento,” informa Drexler. A integração no sistema SAP da TMD Friction foi implementada com sucesso.
“A nossa experiência durante este processo de desenvolvimento conjunto tem sido muito positiva. A coordenação foi muito eficiente e a equipa da TecAlliance rapidamente apresentou bons resultados,” afirma Schwarz. “Foi importante para nós reconciliar repetida e consistentemente os resultados intermédios com os nossos parceiros internacionais. Quando a solução foi apresentada em junho de 2019, já não era nova – eles já sabiam que satisfazia totalmente os seus e os nossos requisitos,” afirmou.
A TMD Friction utiliza atualmente o Entry Supply Web com um parceiro que fornece as fábricas do Dubai e Moscovo e possui sede em Leverkusen. As experiências iniciais são muito promissoras pelo que Schwarz chega a uma conclusão intermédia positiva: “Aumentamos realmente a nossa eficiência porque todos os passos manuais desde a receção de uma encomenda à conclusão da entrega foram eliminados. Tudo é mais rápido e automatizado e todos os processos funcionam através do nosso sistema SAP central. Temos mais tempo para os nossos clientes de retalho e podemos sempre oferecer-lhes o melhor serviço possível. Estamos agora em processo de análise dos parceiros que irão utilizar o Entry Supply Web. Vemos aqui grande potencial, especialmente nos países fora da Europa.”
Ligação com novos mercados internacionais
Os fornecedores de peças mais pequenas e médias podem usar a solução Entry Supply Web com base na web para ligação à plataforma de Gestor de Encomendas B2B internacional de forma fácil e económica. Podem aceder diretamente a uma base de clientes com mais de 35.000 grossistas mundiais.
Com o Entry Supply Web, os fornecedores podem receber e exportar encomendas de stock de todos os clientes empresariais ligados à plataforma. A integração nos seus sistemas de TI e outros esforços de implementação são desnecessários. Os formatos de mensagem padronizados para transmissão de dados asseguram uma cooperação contínua e ininterrupta. O esforço de administração e o risco de erros durante a introdução de encomendas é grandemente reduzido. Para os grossistas, a maior disponibilidade de mercadorias e entregas mais rápidas traduzem-se numa maior faturação e em clientes satisfeitos.