A TMD Friction, fabricante de pastilhas de travões para veículos ligeiros e comerciais, decidiu a favor do módulo Warranty & Returns da plataforma Order Manager da TecAlliance.
A TecAlliance, um dos principais especialistas em dados que conecta o pós-venda digital, oferece à industria automotiva a plataforma B2B Order Manager, a solução líder na Europa para processamento de encomendas, que suporta todo o processo de encomendas e faturação. A Order Manager é usada por 280 fabricantes de peças e mais de 35 000 atacadistas em todo o mundo. A TMD Friction está ligada à plataforma há vinte anos. O fornecedor usa-a para todos os processos, desde consultas de disponibilidade a faturas eletrónicas de forma automática e eficiente. Por isso, foi um passo lógico passar processar devoluções e reclamações ao abrigo da garantia com o módulo Warranty & Returns da Order Manager.
“A satisfação dos nossos clientes é de uma importância estratégica fundamental para nós. Pretendemos otimizar todas as etapas do processamento de encomendas e estamos satisfeitos por a TecAlliance ter entregue a última peça do puzzle com o módulo Warranty & Returns”, explica Sarah Schwarz, Global Business Process e Project Manager da TMD Friction. “As devoluções têm muitas facetas: No caso de peças com defeito, a falha pode ter ocorrido antes ou depois da instalação, ou talvez faltasse uma peça na entrega. Com Warranty & Returns, podemos lidar com todos estes casos e tornar este processo algo desagradável o mais positivo e simples possível para os nossos clientes,” afirma Schwarz.
O módulo Warranty & Returns da Order Manager oferece vantagens para todas as partes envolvidas. No Order Manager Online Portal, os atacadistas podem criar gratuitamente reclamações ao abrigo da garantia e devoluções e enviá-las a todos os seus fornecedores, mesmo os internacionais.
“Queremos permitir que os nossos clientes atuem de forma proativa e conheçam o estado dos seus casos a qualquer altura. Com Warranty & Returns, podem ciar uma nova reclamação em menos de dois minutos. São informados em tempo real de qualquer alteração ao estado do processamento e têm sempre uma visão geral de todos os seus casos em aberto em todos os fornecedores”, explica Schwarz.
A Warranty & Returns auxilia o reclamante na seleção da peça de reposição correta, reduzindo erros de identificação. Por exemplo, é possível selecionar uma peça diretamente numa encomenda anterior ou identificar o veículo para encontrar a peça certa, introduzindo o VIN ou procurando por matrícula.
“A integração de dados TecDoc é uma das grandes vantagens do Warranty & Returns. Com tantas formas diferentes de selecionar a peça correta, tanto os reclamantes como nós podemos ter a certeza de qual peça a reclamação diz respeito”, afirma Schwarz.
Com um Código QR, os reclamantes podem carregar fotografias, vídeos ou outros documentos relacionados com o caso de forma rápida e simples. O fornecedor pode esclarecer questões em aberto diretamente, através da função de chat. “Fazemos muitas verificações antes de um artigo nos ser enviado. Se já sabemos de antemão que uma reclamação não é justificada porque a peça é de outro fabricante ou, por exemplo, foi instalada na marca de automóveis erradas, não há necessidade de a enviar. Muitas vezes, as fotografias ou vídeos dos reclamantes são suficientes para decidir. Isto pouca tempo, custos e esforços a todos”, explica Schwarz.