Ver todas

Back

Total Centralinas: Especialista em reparações eletrónicas

31 Outubro, 2018

A Total Centralinas desenvolve há 10 anos aquela que é uma das atividades com mais futuro no setor automóvel: a reparação de componentes eletrónicos. A empresa de Leiria opera em todo o país e não tem mãos a medir.

TEXTO PAULO HOMEM

Centralinas, módulos de comando, sistemas de imobilizador, ABS, ESP, módulos de ar condicionado, unidades de comando, centralinas de airbag, quadrantes e chaves auto. Tudo o que são componentes eletrónicos num automóvel são passíveis de serem reparados pela Total Centralinas e com garantia.

Apesar de ter as suas instalações nos Milagres, em Leiria, esta empresa não faz milagres no que diz respeito à complexidade técnica dos componentes que repara, mas sim um trabalho profissional, rigoroso, metódico e muito especializado, atendendo até à falta de informação e formação que existe no setor automóvel sobre a reparação de componentes eletrónicos.

Depois de muitos anos a trabalhar na área eletrónica, noutros setores, o crescente pedido de clientes e amigos para reparar componentes eletrónicos de automóveis, levou Ricardo Pina e Telmo Baroso, a investirem nessa área.

Foi assim que há 10 anos surgiu a Total Centralinas, tendo levado os seus sócios a investir muito em formação que foram absorver em Itália, Polónia e noutras partes da Europa e do Mundo, pois tem sido constante a presença em eventos e feiras no Japão, China, Estados Unidos, Dubai, etc. “A experiência e a constante procura permitiu o nosso crescimento. Vamos a todo o lado onde seja necessário para percebemos a evolução deste setor nesses mercados e trazermos informação que nos é relevante para nos aperfeiçoarmos”, afirma Telmo Baroso.

Simultaneamente, esta pesquisa constante permite que a Total Centralinas tenha em stock quase tudo o que é necessário para reparar e reconstruir estes componentes eletrónicos, mas que a empresa também revende. “Somos representantes exclusivos de algumas marcas de peças e componentes eletrónicos para Portugal, através de uma componente de importação que já é importante no negócio”, explica Telmo Baroso.

Atualmente a equipa da Total Centralinas são oito profissionais, sendo que quatro deles estão dedicados em exclusivo à área técnica da reparação e reconstrução, mas também de investigação e desenvolvimento, onde a empresa tem vindo a investir estando para breve a divulgação de novos projetos, ainda e sempre dentro da área eletrónica.

MERCADO

“Quando iniciamos este negócio praticamente não havia concorrência, o que já não acontece hoje. Mas para nós a concorrência é salutar, pois isso permite-nos que o mercado conheça a forma como nós trabalhamos”, refere Telmo Baroso, que aponta que o grande problema não é a concorrência, mas sim a pouca preparação da maioria dos técnicos e mecânicos nesta área da eletricidade e eletrónica, onde faltam mesmo conhecimentos básicos, mas também o facto de muitos dos componentes enviados para reparação já terem tido pelo menos uma tentativa de reparação, o que normalmente agrava o problema (e o custo da reparação) ou inviabiliza mesmo a reparação do componente. “O conselho que dou é que se os mecânicos não têm conhecimentos ou têm alguma dúvida, que enviem o componente, até porque o teste não tem qualquer custo”, explica o mesmo responsável.

Assim que um componente chega à Total Centralinas, tem uma folha de entrada, é avaliado em dois ou três dias (no máximo), período em que é dada uma resposta ao cliente (sobre o que é necessário fazer) e em que é reparado, para depois ser enviado de novo ao cliente. Todo este processo vai ser informatizado (em breve), o que permitirá melhorar o serviço e ter uma melhor rastreabilidade do componente, seja um serviço normal, um serviço em garantia, uma reclamação ou um urgente. “A lei obriga a seis meses, mas nós damos um ano de garantia sobre todo os componentes que reparamos ou recondicionamos”, refere Telmo Baroso, sendo esta uma forma de reforçar a confiança juntos dos clientes e de comprovar a qualidade do serviço que efetua.

Para o futuro a curto prazo, existem diversos projetos que a Total Centralinas está a desenvolver, que irão permitir, por um lado, a muitos dos clientes diagnosticar de forma mais fácil os componentes eletrónicos, e por outro, entrar na eletrónica dos veículos híbridos e elétricos.

“Damos sempre resposta”
Telmo Baroso

Qualquer que seja o componente eletrónico de automóvel, independente da marca dos componentes ou do veículo onde está instalada, a Total Centralinas está apta a dar resposta ao nível da reparação e reconstrução. Segundo Telmo Baroso “temos uma equipa técnica especializada que dá resposta a qualquer serviço de reparação ou reconstrução de componentes eletrónicos, e sempre que não existe possibilidade de reparação, apresentamos ao cliente uma solução alternativa, que passa pela substituição por uma peça reconstruída e com garantia. Temos mais de 1.500 unidades e mais de 1.000 quadrantes reconstruídos por nós, para entrega imediata ao cliente. Estamos também disponíveis para dar todo o acompanhamento técnico nas instalações dos componentes que reparamos e vendemos, normalmente por via telefónica, mas também já podemos fazer esse acompanhamento remotamente, via pass-thru, o que é uma ajuda muito importante para o nosso cliente. É importante referir que damos a cara por todo aquilo que fazemos desde que recebemos a peça até a mesma estar instalada”.

Total Centralinas
Telmo Baroso / Ricardo Pina
913 607 512
geral@totalcentralinas.pt
www.totalcentralinas.pt

PALAVRAS-CHAVE