Pela primeira vez na indústria europeia de lubrificantes, dois atores-chave, TotalEnergies Lubrifiants e Bericap, uniram forças para projetar uma nova tampa para as embalagens usando material reciclado.
A TotalEnergies e a Bericap lançaram uma tampa para embalagens de lubrificantes de 20 litros incorporando 50% de plástico reciclado pós-consumo (PCR), em conformidade com os padrões DIN 60 para lubrificantes.
As embalagens de lubrificante premium de 20 litros da TotalEnergies Lubrifiants fabricadas na França e na Bélgica serão equipadas com novas tampas feitas com 50% de material PCR.
Encarnando totalmente uma abordagem circular, a matéria-prima vem da própria gama de polímeros circulares da TotalEnergies, RE:clic – rPE57525. Este produto reciclado, mecanicamente processado pela Bericap, combina matéria-prima pós-consumo com um potenciador de alto desempenho para alcançar performances semelhantes às de um material virgem. A tampa final exibe a mesma forma e propriedades que a sua alternativa virgem, pesando 25% menos e oferecendo uma pegada de carbono mais baixa.
A TotalEnergies Lubrifiants tem como objetivo reduzir o seu consumo de plástico virgem integrando gradualmente as novas tampas recicladas nas suas diversas gamas de lubrificantes. Esta inovação está alinhada com o compromisso de ambos os parceiros de contribuir para uma economia circular.
Emir Cetin, Gestor global de embalagens da TotalEnergies Lubrifiants, disse: “A nossa colaboração com a Bericap nesta gama de tampas de embalagens de 20 litros demonstra o nosso compromisso partilhado com a economia circular. Estamos entusiasmados por começar a usar estas novas tampas feitas com 50% de plástico reciclado. Esta iniciativa estabelecerá um novo padrão para a sustentabilidade na indústria de tampas de embalagens de lubrificantes.”
Carsten Pfromm, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Industrial, disse: “Na Bericap, estamos comprometidos com nossa estratégia de longo prazo de contribuir para uma economia circular, desenvolvendo fechos amigáveis ao usuário, económicos em recursos e recicláveis. Portanto, estamos mais do que felizes em colaborar com parceiros como a TotalEnergies Lubrifiants. A nova tampa DIN 60 para a embalagem de 20 litros é outro exemplo de redução de peso sem sacrificar qualidade ou facilidade de uso. 25% menos peso e o uso de PCR contribuem significativamente para a redução da nossa pegada de carbono e o avanço dos ciclos de materiais em circuito fechado.”
Olivier Greiner, Vice-presidente de Polímeros Europa & Oriente da TotalEnergies, disse: “Estamos comprometidos em ajudar nossos parceiros a alcançar seus objetivos de sustentabilidade e em enfrentar o desafio dos plásticos no final da vida útil. Este desenvolvimento responde à crescente procura por plásticos mais inovadores e reciclados e contribui totalmente para nossa ambição de alcançar um milhão de toneladas de polímeros circulares por ano até 2030.”