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TotalEnergies Lubrifiants equipa veículo de produção com bateria refrigerada por imersão

7 Setembro, 2022

A TotalEnergies Lubrifiants é pioneira na área de fluidos refrigerantes para baterias de veículos elétricos. Da teoria e dos testes computacionais passou à prática, ao equipar um veículo de produção com uma bateria refrigerada por imersão.

Todos os dias os engenheiros da TotalEnergies Lubrifiants trabalham no desenvolvimento de fluidos refrigerantes destinados às futuras gerações de veículos elétricos. Para demonstrar as vantagens imediatas das suas tecnologias, desenvolvidas por meio de um simulador, a TotalEnergies Lubrifiants modificou o sistema de refrigeração da bateria de um carro de produção (Híbrido Volvo XC 90) num sistema de refrigeração por imersão. Neste teste em ambiente real, nenhuma alteração foi feita na arquitetura da bateria ou do veículo

Tempo de carregamento dividido por 4, potência de refrigeração multiplicada por 7

O resultado foi imediatamente visível no veículo Volvo testado, com um tempo de carregamento elétrico dividido por 4 devido ao melhor controlo térmico das células. As medições feitas durante o carregamento também destacaram uma capacidade de refrigeração multiplicada por sete. Por meio desse procedimento, a segurança geral e a sustentabilidade das células de lítio foram reforçadas. Por fim, foi medido um decréscimo de 4% no peso da bateria e estimou-se um decréscimo de 5,6% no custo do veículo Volvo, devido a um sistema mais fácil de implementar.

“Estamos muito orgulhosos da confiança que os fabricantes de automóveis depositaram em nós no âmbito deste projeto inovador”, de acordo com Gérard Quoirin, engenheiro de produtos de fluidos de bateria da TotalEnergies. “Nosso trabalho demonstrou o imenso potencial da refrigeração por imersão. O fato de ter implantado com sucesso o nosso sistema num veículo de produção é a demonstração de seu potencial em larga escala”.

Nova tecnologia

Atualmente, a refrigeração da bateria geralmente é obtido por placas de refrigeração que incorporam um circuito anticongelante. Esta tecnologia anticongelante está agora a atingir os seus limites e é necessário retirar mais calor da bateria para obter um carregamento ultrarrápido e melhorar a sua sustentabilidade.

A TotalEnergies Lubrifiants desenvolveu assim uma gama de fluidos com propriedades térmicas específicas. O produto também foi projetado para oferecer um fluido com impacto ambiental reduzido, medido por uma análise de ciclo de vida. Por fim, o design do fluido foi pensado para reduzir drasticamente o risco de incêndio na bateria e, assim, melhorar a segurança do veículo.

Ao utilizar fluidos dielétricos inovadores, a TotalEnergies Lubrifiants posicionou-se na vanguarda das tecnologias que, no futuro, auxiliarão na implantação de veículos elétricos oferecendo maior autonomia e recarga mais rápida.

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