A Asahi Group Holdings, a Seino Transportation, a NEXT Logistics Japan, a Yamato Transport, a Toyota Motor Corporation e a Hino Motors, concordaram em realizar testes na estrada a partir da primavera de 2022 com camiões pesados elétricos a pilha de combustível (hidrogénio).
Este projeto de camiões no Japão, designado FCET, têm como objetivo acelerar a aplicação comercial deste tipo de camiões e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, através da redução de emissões de CO2 de serviços logísticos pesados.
A Toyota, em conjunto com a Hino, está a desenvolver o camião e o Asahi Group, NLJ, Seino Transportation, Yamato Transport e Toyota farão os testes de estrada nas suas operações logísticas.
A Toyota e a Hino procuram encontrar soluções para os problemas ambientais globais. As duas empresas declararam metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2 até 2050[i] e estão a desenvolver tecnologias de eletrificação para uso generalizado na sociedade. Para obter reduções adicionais nas emissões de CO2, serão necessárias grandes melhorias no desempenho ambiental de veículos pesados, que representam cerca de 60% do total de emissões de CO2 de veículos comerciais no Japão.