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Toyota lança PROACE MAX com motorização elétrica a bateria

13 Setembro, 2024

O PROACE MAX, primeiro Furgão de grandes dimensões da Toyota em Portugal, junta-se aos renovados PROACE, PROACE CITY e Hilux para completar o portfólio Toyota Professional de veículos comerciais ligeiros.

À semelhança de todos os outros modelos da família PROACE – o furgão médio PROACE, o compacto PROACE CITY e as versões de passageiros VERSO – a PROACE Max está disponível com motorização elétrica a bateria que proporciona um bom desempenho, conforto de condução e transporte de elevada capacidade numa variedade de configurações adequadas a qualquer tarefa, sem sacrificar a versatilidade ou a fiabilidade.

A eletrificação da sua gama de comerciais ligeiros enfatiza a estratégia multi-tecnológica da Toyota para a neutralidade carbónica. A Toyota acredita que todos os clientes, incluindo aqueles que compram veículos comerciais, devem ter acesso a uma variedade de opções acessíveis e práticas para acelerar o ritmo de redução de CO2 hoje e contribuir para uma transição para a mobilidade de emissões zero no futuro.

Para além das suas qualidades de transporte de carga e de desempenho, a PROACE MAX apresenta um design exterior marcante, centrado numa nova frente que traz uma nova identidade à família PROACE. Este inclui um elegante elemento superior na cor da carroçaria do furgão, que se estende em torno da grelha em preto mate até ao para-choques dianteiro na mesma cor. A assinatura em estrada é marcada pelo design dos faróis e faróis de nevoeiro dianteiros. Estes últimos têm uma função de curva para melhorar a visibilidade.

A oferta multimédia inclui um novo ecrã tátil de 10 polegadas e um ecrã de instrumentos TFT a cores de sete polegadas atrás do volante, de série nas versões (detalhes completos das caraterísticas de multimédia e conetividade são fornecidos na secção multimédia abaixo).

Para garantir a satisfação de um leque tão vasto quanto possível de clientes, a PROACE MAX irá oferecer opções de transformação de fábrica ou a tradicional versão em chassis. Do mesmo modo, está disponível uma vasta gama de acessórios para satisfazer as diferentes necessidades dos utilizadores e das empresas.

VERSATILIDADE E CAPACIDADE DE CARGA

A nova gama PROACE MAX oferece várias dimensões, permitindo aos clientes uma ampla escolha, quando se trata de selecionar o tamanho do veículo que melhor se adapta às suas necessidades.

No formato VAN, existem seis tamanhos diferentes à escolha, com base em duas opções de distância entre eixos (3450 mm e 4035 mm), três comprimentos exteriores L (5413 mm, 5998 mm e 6363 mm) e três alturas exteriores H (2253 mm, 2524 mm e 2764 mm). Estas combinações proporcionam um volume de área de carga de 10 m3 a 17 m3, com espaço suficiente para transportar até cinco paletes Euro.

O PROACE MAX L4 H3 oferece três vezes o volume de carga do maior furgão médio PROACE. Para além da PROACE MAX Van também está previsto numa segunda fase as configurações de caixa metálica fixa ou basculante e Cabina dupla em chassis, com uma segunda fila de quatro lugares, elevando a lotação até sete (ver abaixo mais detalhes sobre transformações).

O peso bruto da PROACE MAX em Portugal é de 3.500 kg. A PROACE MAX elétrica é o melhor da sua classe em capacidade de carga útil até 1.500 kg e capacidade de reboque de 2.400 kg. Com a motorização diesel, a carga útil máxima é de 1500 kg e a capacidade de reboque de 2500 kg, dependendo da combinação do comprimento e da altura do veículo.

POTÊNCIA E EFICIÊNCIA COM A NOVA MOTORIZAÇÃO ELÉCTRICA

A motorização elétrica de elevado desempenho proporciona à PROACE MAX a potência, o conforto e a eficiência de custos que as empresas procuram. O sistema produz 200 kW (270 cv) de potência e 410 Nm de binário, proporcionando a força necessária para enfrentar tarefas mais difíceis.

Com uma autonomia até 420 km (norma WLTP), a PROACE MAX é capaz de desempenhar confortavelmente a maioria das tarefas diárias típicas. O condutor pode ajustar o desempenho com três modos de condução de acordo com as suas necessidades, utilizando um botão junto ao seletor de mudanças na consola:
– O modo ECO otimiza a autonomia, limitando a potência de saída a 120 kW (163 cv).
– O modo NORMAL proporciona um bom equilíbrio entre potência e eficiência, limitando a potência a 160 kW (218 cv).
– O modo POWER coloca a tónica no desempenho total, permitindo que o sistema forneça todo o seu potencial de 200 kW (270 cv).

O sistema de travagem regenerativa permite obter mais benefícios. Este sistema capta a energia cinética gerada durante a desaceleração e a travagem e devolve-a como energia elétrica para carregar a bateria.

O condutor pode selecionar o seu nível preferido de travagem regenerativa utilizando as patilhas atrás do volante. Existem quatro níveis à escolha, que proporcionam diferentes graus de desaceleração quando o condutor retira o pé do pedal do acelerador. Quanto mais elevado for o nível, mais rapidamente o veículo abrandará e maior será o nível de energia que será recuperada.

A bateria de iões de lítio de 110 kWh de capacidade pode ser recarregada até 80% em apenas 55 minutos quando se utiliza um sistema de carregamento rápido de 150 kW, ajudando a garantir que o tempo de paragem do veículo é minimizado. O veículo tem um carregador de 11 kW AC a bordo para apoiar o carregamento em empresas e residências durante a noite ou quando estacionado por períodos mais longos; um carregador de 22 kW AC está previsto ser introduzido em 2025.

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