Os especialistas da Schmitz Cargobull, juntamente com 13 parceiros do setor dos veículos industriais, realizaram o projeto do Transformer Trailer, um semirremboque de alta eficiência energética, que reduz as emissões de CO2 até 15%.
Este projecto, financiado pela Comissão Europeia, foi concluído com êxito em agosto de 2017. Segundo o CEO de vendas, Boris Billich: “A participação no projeto Transformer é a nossa contribuição determinada para uma redução sustentável do CO2”. Este veículo foi premiado em dezembro de 2017 com o Prémio Europeu de Sustentabilidade nos Transportes.
De acordo com Roland Klement, Diretor de pesquisa e desenvolvimento da Schmitz Cargobull AG: “Começámos com um semirreboque de lona clássico, equipado com um powetrain elétrico e um sistema de recuperação de energia”. Graças à bateria incorporada e ao motor elétrico, a energia é transferida através da caixa de velocidades e do eixo de transmissão, proporcionando propulsão elétrica para o modo híbrido. A bateria tem uma capacidade de 22kWh e foi instalada por forma a garantir a proteção contra impactos. Conforme explica Klement: “A potência do sistema elétrico atinge 80 kW e um binário máximo de 200 Nm”. No entanto, o peso adicional da unidade híbrida apenas representa cerca de 1140 kg.
No que se refere à aerodinâmica, foram feitas melhorias no design aerodinâmico da antepara e no revestimento lateral e traseiro, e foi também adicionado um novo tecto, totalmente ajustável em altura. “Quando começámos a desenvolver o protótipo, não nos propusemos construir um único. Em vez disso, usamos uma base e componentes de produção adaptados”, explica Klement. Assim, poderia passar pelo processo de produção padrão e cumprir todos os requisitos para as aprovações necessárias.
Mais informações em www.transformers-project.eu.