Ver todas

Back

UFI Filters reforça medidas no combate à contrafação

5 Abril, 2022
494 Visualizações

É histórica a “luta” da UFI no combate à contrafação dos seus filtros, que agora o construtor italiano tem vindo a reforçar, juntamente com outras entidades. Parte dessa luta da UFI Filters traduziu-se na remoção de mais de 8 mil anúncios comerciais com filtros ilegais, publicados em 33 plataformas de ecommerce.

A UFI Filters continua na luta contra a contrafação de peças sobressalentes, aumentado as medidas de vigilância e estendendo, a nível global, as atividade de Internet Business Intelligence juntamente com a CONVEY, empresa de Turim-Italia líder em serviços de Internet e Proteção de Marcas.

A atividade de monitorização implementada com a CONVEY levou à interceção de mais de 2,5 milhões de transações ilegais nos principais mercados a nível global. O sistema de monitorização e repressão ativado permite bloquear as atividades ilegais desde o início e, assim, minimizar o risco de crescimento das transições ilegais. Graças a um serviço de vigilância em constante expansão, alargado a todos os mercados a nível global, a UFI Filters obteve a remoção de mais de 8 mil anúncios comerciais, publicados em 33 plataformas de ecommerce e impediu um potencial volume de negócios de mais de 5 milhões de euros em artigos falsificados.

Uma longa luta

Desde 1972, a UFI Filters está empenhada em proteger os seus produtos, graças ao registo de marcas e ao depósito de novos pedidos de patentes – até hoje 268 – nos principais mercados mundiais e através da vigilância aduaneira, ou seja, através do registo dos ativos de Propriedade Intelectual do Grupo junto das Autoridades Aduaneiras de cada País. Esta atividade foi reforçada ainda mais com formações específicas realizada nas Agências Aduaneiras mais sensíveis, nomeadamente sobre produtos sujeitos a uma maior atividade de contrafação, como os da família ONE da UFI Filters.

Os filtros da família ONE são essenciais para a proteção do motor contra os resíduos de água presentes no combustível. De facto, por essa razão os produtos UFI Filters são escolhidos por 95% dos fabricantes a nível mundial e também estão disponíveis no catálogo Aftermarket para oferecer a mesma qualidade ao mercado de peças sobressalentes. A própria UFI Filters faz parte do comité ISO para definir e atualizar padrões de filtração.

Dada a importância desta família de produtos, a UFI Filters preparou uma ficha técnica com as diferenças entre um filtro de gasóleo UFI Filters 24.ONE.01 e filtros contrafeitos no mercado para aplicações: Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Fiat, Ford, Lancia, Opel, Peugeot, Vauxhall.

Embora a presença de água no gasóleo seja regulada pela norma europeia EN 590, para um valor máximo de 200 ppm (partes por milhão), na realidade a quantidade e o tamanho das partículas de água a separar do gasóleo é diferente e pode variar de aplicação para aplicação.

Confiar num fabricante como a UFI, com uma presença habitual e histórica nos equipamentos originais, assegura uma garantia adicional, uma vez que se tem a certeza que o produto foi desenvolvido para manter padrões elevados de separação da água, mesmo em condições mais severas do que as exigidas pelas normas. Não só gasóleos sujos, mas também biocombustíveis. Os filtros UFI são projetados e fabricados com os materiais filtrantes exclusivos FormulaUFI e já estudados tecnologicamente, desenvolvidos e produzidos para cumprir os mais elevados padrões de bio-componentes nos combustíveis, como biodiesel B30 PME, contendo até 30% de óleo de palma, recentemente introduzidos no Sudeste Asiático.

Filtros de má qualidade, ou mesmo falsificados, com meias filtrantes de papel plissado, ou materiais inadequados, não desempenham a função de separar a água do gasóleo, ou o fazem de forma inadequada. Os sistemas de filtração da UFI Filters estão equipados com os materiais mais avançados resistentes aos chamados “bad fuel” e ao biodiesel, e produzidos com as melhores matérias-primas e tecnologias. Por esta razão, a aquisição de um produto de baixo nível para economizar no preço pode afetar seriamente o sistema de injeção, com os consequentes riscos de paragem do veículo e os respetivos danos económico, especialmente para quem utiliza o veículo para trabalhar.

Luca Autelli, Chief Legal and Human Resources Officer da UFI Filters,comenta: “Estamos satisfeitos com os resultados da luta contra a contrafação, mas temos de continuar e manter o nível de atenção elevado. Aproveito esta oportunidade também para conscientizar os nossos clientes e automobilistas para terem cuidado, uma vez que ainda hoje as notícias confirmam a existência de distribuidores de gasóleo que possuem resíduos de água significativos, prejudiciais para os sistemas de injeção. Nestas situações, os produtos originais UFI Filters podem realmente fazer a diferença garantindo o melhor desempenho na separação da água do gasóleo. Por isso, convidamos a confiar nos produtos originais UFI Filters utilizando a rede oficial de distribuidores, como especialistas em materiais filtrantes.”

PALAVRAS-CHAVE