A UFI Hydrogen, fundada em 2023, centra-se no desenvolvimento de Conjuntos de Eletrodos com Membranas (MEAs) com Membranas Revestidas de Catalisador (CCMs), essenciais para os eletrólisadores de Membrana de Troca de Protões (PEM). Estas MEAs permitem a produção eficiente de hidrogénio verde e a sua conversão em eletricidade, que pode ser utilizada em várias aplicações para além das células de combustível, incluindo geração de energia, processos industriais e até fornecimento de energia doméstica.
A UFI Filters tem investigado e desenvolvido produtos relacionados com o uso de hidrogénio em células de combustível e os requisitos de filtração associados desde 2017. Este ano, a UFI Hydrogen foi a única empresa italiana a ser incluída no programa IPCEI (Projeto Importante de Interesse Comum Europeu) Hy2Move. Sob este programa, a Comissão Europeia está a apoiar projetos que promovem a mobilidade a hidrogénio com até 1,4 mil milhões de euros de auxílio estatal.
Giorgio Girondi, Presidente do Grupo UFI Filters, explica: “Na UFI, a nossa missão é contribuir significativamente para a descarbonização na Europa e além. Aproveitando mais de 50 anos de experiência em tecnologia de filtros, o nosso objetivo é avançar na produção de hidrogénio verde e na sua conversão em energia limpa. Os elementos centrais para estes processos são as membranas catalisadas. Estou entusiasmado por apresentar estas inovações na Automechanika. As MEAs da UFI, que seguem os altos padrões de qualidade da UFI Filters, representam um avanço significativo para a produção económica de hidrogénio verde e soluções de energia baseadas em hidrogénio, além de darem um contributo relevante para a estratégia REPowerEU.”
Apoiando-se no projeto IPCEI Hy2Move da União Europeia, o Presidente destaca a importância deste programa de inovação para o Grupo UFI: “Estamos orgulhosos de fazer parte do projeto IPCEI Hy2Move da UE e faremos tudo o que pudermos para corresponder às ambições inovadoras do programa. Até 2028, vamos investir cerca de 50 milhões de euros na UFI Hydrogen e criar até 100 novos empregos nesta área de negócios. Além disso, assinámos um acordo com a província de Trento para investir conjuntamente 4 milhões de euros em projetos de investigação inovadores para membranas de eletrólise.”
As membranas são cruciais tanto para a separação eletroquímica de hidrogénio e oxigénio a partir da água, quanto para a conversão catalítica de hidrogénio em eletricidade.