Nuno Andrade Tomé, Sales Manager da AkzoNobel Car Refinishes em Portugal, fala sobre o ano de 2020 ao nível da repintura automóvel e do impacto da pandemia no setor, bem como a forma como a empresa reagiu a este momento, sem esquecer o percurso digital que esta área de negócio está a atravessar.
Qual o impacto que esta crise pandémica teve no setor da repintura automóvel em Portugal?
Esta crise pandémica, indiscutivelmente, tem impacto em todos os setores de atividade. E claro, o setor da repintura automóvel não é excepção. Sendo que, independentemente, do impacto que é real e que pode ser constatado em várias variáveis, pois aquilo que nos parece essencial salientar é a nossa abordagem em relação a todo este contexto.
Neste tipo de contexto é essencial uma abordagem que respeite todas as indicações das entidades competentes ao nível da Higiene e Segurança, uma abordagem em que o nosso respeito e consideração em relação aos nossos parceiros de negócio fique, mais uma vez, demonstrada na nossa conduta diária. E claro, é isso que nos deixa satisfeitos, ou seja, constatar que, mais uma vez, ao longo desta crise pandémica, a nossa abordagem e conduta diária tem refletido sempre um enormíssimo respeito e consideração em relação aos nossos parceiros de negócio. E, para além disso, a nossa abordagem reflete sempre um enormíssimo respeito por todas as indicações das entidades competentes ao nível da Higiene e Segurança.
Em suma, para nós o factor chave em todo este contexto é a nossa abordagem, a nossa conduta diária, pois é ela que de forma decisiva irá determinar os impactos desta pandemia.
E nós estamos muito satisfeitos com a nossa abordagem e conduta diária.
Quais são os fatores / indicadores a ter em atenção na evolução futura do negócio da repintura automóvel?
No setor da repintura automóvel, como em qualquer outra área de negócio, devemos ter sempre em consideração o contexto vigente, seja ele qual for. Sendo que, mais uma vez, é a nossa abordagem e a nossa conduta que fazem sempre a diferença. Neste momento, temos um contexto extremamente desafiante e complexo, com esta pandemia, podemos constatar diferentes dinâmicas, diferentes hábitos das pessoas que necessariamente se estão a adaptar a esta nova realidade. E claro, nós acreditamos que neste contexto, é ainda mais essencial desenvolver e consolidar o nosso caminho, aquele em que nós acreditamos. Um caminho que se faz com uma aposta constante na inovação e na formação. Um caminho em que a nossa abordagem reflete a nossa flexibilidade para os diferentes contextos com os quais nos deparamos. Um caminho em que valorizamos de forma convicta as nossas parcerias. E claro, acreditamos que a capacidade de inovação e de flexibilidade irão assumir, ainda mais, um papel decisivo na evolução do mercado.
Que medidas foram e estão a ser tomadas para se potenciarem as vendas neste momento, junto das oficinas de repintura?
Essa é uma excelente questão, e vai, precisamente, ao encontro daquilo que acreditamos. O factor chave é a nossa abordagem, a nossa conduta. E estas devem reflectir sempre aquilo que são as orientações ao nível da Higiene e Segurança indicadas pelas autoridades competentes nesta matéria. Depois, como é evidente, também acreditamos que a nossa aposta permanente na inovação será extremamente importante, especialmente neste contexto e naquilo que é a nossa relação com os nossos parceiros de negócio.
Adicionalmente, e como não podia deixar de ser, a qualidade irá fazer, mais uma vez, a diferença e especialmente neste contexto. Por outras palavras, acreditamos que a inovação, a formação, a qualidade dos produtos aliadas a uma enorme flexibilidade irão potenciar, irão fazer, claramente, a diferença no mercado, especialmente neste contexto vigente.
A digitalização do negócio assume agora uma importância maior na relação com os vossos clientes? De que forma?
Acreditamos, sem dúvida, na importância da digitalização. Aliás, mais uma vez, a nossa conduta e as medidas adoptadas nos últimos anos demonstram, precisamente, isso a vários níveis. E claro, neste contexto, pois acreditamos ainda mais no caminho que temos vindo a desenvolver ao nível da digitalização na AkzoNobel, e estamos, plenamente convictos que será uma variável decisiva. E posso dar-lhe um exemplo, ao nível da cor, temos desenvolvido ao longo dos últimos anos uma clara e consistente aposta no digital, com o lançamento no mercado de ferramentas que permitem aos nossos parceiros trabalharem ao nível da cor, de uma forma cada vez mais digital. E isso reflecte, também mais uma vez, a nossa enormíssima aposta na inovação, na procura constante de novas ferramentas e soluções que potencializem ao máximo o nosso desempenho e o desempenho dos nossos parceiros. E é esse o caminho em que acreditamos.