A Spies Hecker, que fornece as tintas para os carros de corrida Silver Arrows que venceram o Campeonato Mundial, foi dado um acesso sem precedentes à oficina de pintura da Equipa no período que antecedeu a última corrida da temporada de 2017.
A Mercedes-AMG Petronas Motorsport pode ter ganho o Campeonato Mundial de Construtores de Formula One da FIA de 2017 e Lewis Hamilton o Campeonato Mundial de Condutores de Formula One da FIA de 2017 em outubro, mas com uma corrida ainda para ser disputada, na oficina de pintura na sede da Equipa em Brackley, Inglaterra, substituem-se componentes para cumprir os prazos do transporte.
Durante esta temporada, o pessoal da oficina de pintura terá pintado literalmente centenas de componentes, sendo que em algumas semanas, pintou 150 componentes. O pessoal recorre à Spies Hecker, uma das três marcas mundiais de repintura da Axalta Coating Systems, fornecedor mundial de tintas líquidas e em pó, para responder a esses desafios. Há mais de quatro anos que esta marca é responsável pelas tintas dos carros de corrida Silver Arrows da Equipa. O peso, a qualidade e a durabilidade da pintura são muito importantes uma vez que os carros de corrida têm de enfrentar condições na pista extremamente difíceis.
Uma manhã de terça-feira normal
Todas as terças-feiras, Andrew Moody, Diretor de Pintura e Gráficos da Mercedes-AMG Petronas Motorsport, começa o dia às 8h30 a presidir uma reunião de equipa. Essa reunião é assistida pela equipa de Pintura e Gráficos composta por 16 membros, incluindo o pintor do turno da manhã que está a trabalhar desde as 6h00. Estes discutem a agenda de trabalho da semana e os prováveis pontos críticos.
Andrew Moody explicou, “A reunião semanal de equipa permite-nos estar juntos e verificar o que temos de fazer nessa semana. É um excelente complemento da agenda de trabalho e das listas de tempos de substituição que os chefes de equipa publicam todas as manhãs, que detalham exatamente o que irá passar pela oficina de pintura nesse dia e resume o que é necessário para a próxima corrida.”
Luzes apagadas e ao trabalho
Após a reunião, a equipa de Gráficos dirige-se ao respetivo departamento e os oito pintores começam a trabalhar imediatamente na oficina de pintura. Estes dão prioridade aos componentes com um tempo de execução mais longo que são normalmente peças de carroçaria grandes como propulsores materiais, coberturas do motor, narizes e asas.
Hoje, os primeiros componentes são duas asas frontais. Andrew Moody explicou, “Somos guiados por processos. Todos os componentes que passam pela oficina de pintura têm uma folha de elementos de trabalho que detalha exatamente o que é necessário realizar e a forma como deve ser realizada, desde rácios de mistura até à lixa que deve ser usada e a área que deve ser lixada.”
Em primeiro lugar, as duas asas frontais são pesadas. Estas são provenientes de outro departamento onde foram digitalizadas, testadas e submetidas a raios X para garantir que não há danos ou desgaste que possa afetar o carro na próxima corrida. Três pintores trabalham juntos nas duas asas frontais. A pintura antiga é removida e depois as asas são lixadas. Em seguida, é aplicado o Priomat Wash Primer 4075 da Spies Hecker, Permasolid HS Vario Primer Surfacer 5340 um primário aparelho com um elevado teor de sólidos ou Permasolid HS Performance Surfacer 5320, um aparelho de lixagem 2K HS de secagem rápida.
A partir daí, uma das asas frontais é pintada com a Base Bicamada 480 Permahyd Hi-TEC numa cor personalizada que a Spies Hecker criou para a Equipa: Prata Stirling, em homenagem a
Sir Stirling Moss que conduziu para a Mercedes-Benz em 1955. Enquanto essa asa é seca em estufa, a segunda asa é pintada com a cor prata. Tal como qualquer outra oficina, os pintores misturam as suas próprias cores. Andrew Moody e a sua equipa utilizam o programa de gestão de cor Phoenix da Spies Hecker juntamente com duas balanças inteligentes.
A flexibilidade é fundamental
Todos os membros da equipa são pintores qualificados com formação abrangente nesta função específica. E uma vez que todos têm de conseguir realizar todos os trabalhos, existe uma matriz de competências clara tal como Andrew Moody explicou. “80% dos membros da equipa podem realizar todos os trabalhos e 50% dos membros da equipa podem realizar trabalhos especializados como pintar com aerógrafo e assim, é fundamental que a equipa seja flexível para conseguir realizar todo o trabalho. A nossa agenda de trabalho e as listas de tempos de substituição são a base para o dia de trabalho. Na verdade, as coisas podem mudar e por conseguinte, a adaptação e a flexibilidade ao mesmo tempo que se mantém o foco, são fundamentais.”
Nessa altura, dois dos pintores deixaram de trabalhar nas asas frontais e passam para o próximo trabalho. O outro pintor, um dos especialistas de pintura com aerógrafo, trabalha nas descolorações das cores e nas chamadas linhas de brilho na primeira asa frontal enquanto a segunda asa é cozida. Nesta fase, a equipa de Gráficos junta-se ao processo, uma vez que fornece as máscaras de spray de vinil necessárias, que funciona como stencil. Para a maior parte dos membros da equipa, está na altura de almoçar. Normalmente, sentam-se e comem juntos e enquanto às vezes têm uma pausa de uma hora, nos períodos de substituição mais atarefados, como hoje, têm apenas uma pausa de 30 minutos.
Livres depois do almoço
As linhas de brilho, as faixas e os efeitos de chamas das cores de 2017 são atrativos e complexos e estão presentes em vários componentes. Esta complexidade significa que é fundamental que o design pintado com aerógrafo em todos os componentes intercambiáveis combinem na perfeição com os painéis adjacentes em termos de colocação, dimensões, forma, cor e sombreamento. E para aumentar a complexidade, Andrew Moody explicou que a forma do carro está constantemente a mudar. “Algumas pistas de corrida requerem uma configuração com uma força descendente elevada, enquanto outras requerem uma força descendente média ou baixa e assim, temos de adaptar constantemente a componentes de formas diferentes”. Isto não é uma tarefa fácil.
Em seguida, as asas frontais são submetidas a uma cozedura final antes de ser aplicado o verniz. Os pintores usam o Verniz de Secagem Rápida 8800 Permasolid® HS nas peças que necessitam de ser pintadas e secadas rapidamente. Quando têm mais tempo, usam o verniz 8650 Permasolid® HS Optimum Plus. Assim que estiverem pintadas e secas, as asas frontais são lixadas e polidas com três tipos diferentes de abrasivos e vernizes para proporcionar o brilho extraordinário que os fãs veem nos carros Silver Arrows.
Nessa altura, é removido o isolamento das duas asas frontais e estão preparadas para deixarem a oficina de pintura para irem para outra secção da fábrica. No entanto, antes de qualquer peça ou componente sair da oficina de pintura, regista-se o peso da mesma e o próprio Andrew Moody, ou o chefe de equipa, deve inspecionar essa peça ou componente e aprovar a sua saída.
Andrew Moody afirmou, “Os componentes são submetidos no mínimo a dez processos de pintura diferentes num período entre oito e nove horas. A fiabilidade, a consistência e a rapidez de aplicação proporcionadas pela Spies Hecker são muito importantes uma vez que não temos tempo para aceitar nada que não seja perfeito.”
Fechar o círculo
Com as asas frontais aprovadas e prontas para irem para outra secção, os outros componentes ainda estão a ser preparados, pintados ou polidos. O pintor do turno da noite, que começou a trabalhar às 14h00 quando o pintor do turno da manhã se preparava para ir embora, ocupa-se dos trabalhos que a equipa do turno normal não terminará quando sair às 17h30. O pintor do turno da noite trabalhará até às 22h30 e deixará tudo preparado e pronto para o pintor do turno da manhã que começa a trabalhar às 6h00 na manhã seguinte, quando todo o processo começa outra vez.
Como Andrew Moody declarou, enquanto observava o trabalho da sua equipa, “A Formula One é realmente um desporto de equipa e a Spies Hecker faz parte do sucesso que temos tido na Mercedes-AMG Petronas Motorsport.”