Ver todas

Back

Um quarto das marcas do TecDoc apresentam excelente qualidade de dados

14 Junho, 2022
545 Visualizações

Cerca de 25% das marcas que estão presentes no catálogo TecDoc alcançaram este estatuto de excelência do seus dados.

A chave para o sucesso no e-commerce passa por uma informação de produtos correta, padronizada e atual. Só o acesso a dados de elevada qualidade permitirá aos utilizadores encontrar nos pontos de venda a peça certa, de forma rápida: dados de elevada qualidade – a base para se conseguirem mais vendas e menos devoluções.

Desde o verão de 2021 que os fornecedores de dados para o Catálogo TecDoc, que cumprem com os exigentes requisitos, têm vindo a ser contemplados com o selo de qualidade “Premier Data Supplier” (PDS). Na última avaliação, em junho de 2022, vinte e cinco por cento das marcas TecDoc alcançaram este estatuto de excelência.

Desde o ano passado que a TecAlliance tem vindo a trabalhar de forma intensiva juntamente com os produtores de peças para garantir a qualidade dos dados no Catálogo TecDoc. Um novo conjunto de regras para os fornecedores de dados inclui indicadores chave de performace (KPIs) adicionais e restritivos e validações que irão incrementar substancialmente a qualidade dos mesmos.

O selo de qualidade “Premier Data Supplier” (PDS) é atribuído aos fornecedores de dados que garantem todos os requisitos até pelo menos 99 por cento. A TecAlliance disponibiliza um acompanhamento pormenorizado aos produtores de peças no seu processo de certificação e garante que todas as suas questões são respondidas.

Na avaliação de junho de 2022, 245 das marcas disponíveis no Catálogo TecDoc alcançaram este estatuto premium: mais 52 do que na avaliação de março de 2022, o que representa 25 por cento das marcas TecDoc. 538 marcas cumpriram os requisitos para certificação como “Certified Data Supplier”. Esta avaliação envolve a verificação do cumprimento das especificações do padrão TecDoc internacionalmente reconhecido dos dados fornecidos para o catálogo. De um modo geral, cerca de 80 por cento dos fornecedores de dados TecDoc fornece dados dos produtos do catálogo muito bons ou excelentes.

Descrições de produtos precisas ajudam a encontrar a peça sobressalente certa

As medidas da TecAlliance para incrementar a qualidade dos dados facilita a identificação das peças sobressalentes IAM de forma fiável, correta e rápida. Anteriormente, os fornecedores de dados podiam escolher entre 4 000 atributos para diferenciar produtos e respetivas aplicações. Os fabricantes de peças utilizavam regularmente atributos diferentes mas semelhantes para fornecer a mesma informação para o mesmo produto ou aplicação.

De forma a prevenir esta situação, as regras DQM definem atributos de diferenciação e valores chave para cada produto, o que melhora as possibilidades de filtragem e seleção nos sistemas de catálogo IAM.

Adicionalmente, um KPI verifica se os fornecedores permitem a diferenciação entre, por exemplo, cinco discos de travão para o mesmo veículo utilizando os atributos de diferenciação definidos na primeira página do catálogo.

O formato correto e o conteúdo dos dados são agora verificados de um modo profissional. A título de exemplo, a equipa DQM da TecAlliance verificou cinco milhões de valores de atributos alfanuméricos e avaliou-os com uma figura chave, para compreender se estão relacionados de forma relevante ao respetivo atributo ou se foi adicionada outra informação.

Cerca de um milhão de módulos de textos de fornecedores foram examinados e avaliados para perceber se continham informação que podia ser gerida como atributos. Limitar o número máximo de casas decimais permitidas para atributos numéricos garante que os valores relevantes dos atributos são apresentados.

Relatórios relevantes permitem uma melhoria continuada

Os fornecedores de dados do TecDoc recebem mensalmente relatórios dos KPIs relativos a todas as áreas de medida de qualidade de dados para as suas marcas. Outro relatório mostra que designações de produtos são utilizadas na base de dados do TecDoc para todas as marcas de acordo com o número de Equipamento Original (OE).

Os fabricantes de peças também são informados de qual a designação dos produtos da sua própria marca. Para além disso, o relatório fornece informação sobre distribuições incorretas. O objetivo é monitorizar o número de diferentes designações de produtos para cada número de peça OE e dessa forma reduzir os erros.

E a seguir?

Os requisitos para certificação irão continuar a ser adaptados às exigências do mercado e já estão a ser programados novos KPIs para 2022/2023.

Também nos iremos focar no “TecDoc Data Guide”, que descreve e documenta o conteúdo dos dados de referência do TecDoc. Este manual foi introduzido no início de 2022 e está a ser desenvolvido mensalmente, o que significa que todos os utilizadores dos dados de referência do TecDoc têm atualmente a informação disponível para o seu uso correto.

Sugestões construtivas e recomendações de melhoria da qualidade dos dados são sempre bem-vindos em dqm@tecalliance.net.

PALAVRAS-CHAVE