A Stellantis assinou com os seus concessionários na Europa um novo contrato de distribuição que também irá chegar em breve a Portugal. 25.000 novos contratos de reparador autorizado foram negociados.
Num setor ainda afetado por perturbações e transformações sem precedentes, a Stellantis e a sua Rede de Concessionários Europeia reforçam a sua parceria para melhorar a experiência e simplificar o percurso global do cliente, em linha com o roteiro estabelecido no plano estratégico “Dare Forward 2030”.
A assinatura, nas últimas semanas de mais de 8.000 contratos de concessão e de mais de 25.000 contratos de reparador autorizado, em 10 países estratégicos da Europa, constitui uma prova concreta de que a Stellantis e os seus parceiros comerciais partilham os mesmos objetivos em termos de simplificação global, de abordagem multimarca, de concentração no cliente e no total empenho em termos de qualidade.
A Stellantis e a sua rede também têm vindo a realizar interações construtivas para contribuir para o desenvolvimento do Novo Modelo de Distribuição, tendo em consideração o quadro do Regulamento Geral de Isenção por Categoria (Block Exemption Regulation – BER), com a Áustria, Belux (Bélgica e Luxemburgo) e os Países Baixos a adotarem o processo de transformação e o novo contrato específico de distribuição já a partir do dia 4 de setembro de 2023. O resto da Europa começará a adotar o novo modelo em 2024, devendo os contratos ser assinados ao longo dos próximos meses, em linha com o quadro acordado.
“Esta é uma mudança histórica, não só para a Stellantis, mas para todo o setor”, afirmou Uwe Hochgeschurtz, Stellantis Chief Operating Officer, da região Europa Alargada. “Reconhecemos a importância do esforço de convergência realizado pelas partes, um caminho que seguiremos com diálogo e determinação, num contexto competitivo que sabemos estar a evoluir rapidamente, tanto na nossa indústria como em toda a economia da região europeia.”
“O diálogo entre a Stellantis, as Associações Europeias de Concessionários e toda a Rede de Concessionários tem sido pragmático, orientado para os negócios, baseado na total transparência e em conversações e interações altamente construtivas para ambas as partes. Quero agradecer a todos os nossos empregados e parceiros pela sua dedicação e empenho na obtenção destes resultados, à medida que damos novos passos na implementação do nosso plano estratégico ‘Dare Forward 2030’”, acrescentou este responsável.
Os novos acordos irão contribuir para acelerar o ritmo rumo a uma mobilidade sem emissões, área em que a Stellantis já subiu ao pódio em vários países. A Empresa conta atualmente no mercado com 24 gamas BEV (Veículos Elétricos a Bateria), número que deverá quase duplicar até ao final de 2024; atualmente, os veículos elétricos da Stellantis, como o Peugeot e-208 e o Novo Fiat 500, ocupam os lugares de topo do mercado europeu de veículos elétricos.
As organizações Stellantis a nível nacional são parte integrante deste processo de transformação e foram concebidas para serem mais flexíveis e ágeis em termos dos novos percursos do cliente, visando criar um ecossistema mais eficiente e sustentável que possa promover a evolução do setor automóvel.