Ver todas

Back

Valeo atinge o marco de 100 milhões de câmaras produzidas

3 Maio, 2022

No passado mês de abril, a Valeo atingiu o marco de 100 milhões na produção de câmaras automóvel na sua fábrica Tuam na Irlanda (empregando cerca de 850 pessoas).

A primeira máquina fotográfica saiu das linhas de produção irlandesas em 2002. Oito anos mais tarde, em 2010, um milhão de unidades foram entregues aos clientes. Em 2013, foi atingido o limiar da décima milionésima câmara, e em 2015, o número duplicou para 20 milhões. Entre 2015 e 2018, a produção aumentou 30 vezes em comparação com os primeiros oito anos, com 30 milhões de câmaras fabricadas em três anos, para um total de 50 milhões. Nos quatro anos entre 2018 e 2022, a produção total duplicou e ultrapassou a marca dos 100 milhões de câmaras. A fábrica Tuam é a principal responsável por este sucesso industrial, para o qual contribuíram outras três fábricas de Valeo em todo o mundo (na Europa, América do Norte e Ásia).

Estes 100 milhões de câmaras foram possíveis devido a três revoluções da Valeo. A primeira foi no campo do desenvolvimento industrial, onde a produção em massa tornou os sistemas de alta tecnologia amplamente acessíveis em todo o mundo. Depois veio a revolução em segurança e conforto, que tornou possível ver o que era anteriormente invisível e assim garantir uma mobilidade mais segura e fácil. A última foi a revolução da inteligência, quando os algoritmos de inteligência artificial e o software associado se tornaram componentes centrais dos sistemas de visão da Valeo, permitindo novas capacidades como a visão através do corpo e funções autónomas de condução e estacionamento.

A Valeo tem um grande centro de I&D integrado na fábrica de Tuam, que tem uma extensa lista de competências de engenharia tanto em engenharia de produtos como de processos em mecatrónica, sistemas e software, bem como em testes e validação. Mais de 70% do seu pessoal são engenheiros com experiência em programação que desenvolveram características inovadoras para a indústria automóvel. Um exemplo é a tecnologia de fusão de imagens, que cria um únicoinstantâneo a partir de múltiplas fontes de vídeo. Isto leva ao facto de que, hoje em dia, quando os condutores de muitos carros em todo o mundo fazem marcha atrás, podem ver o seu veículo como se fosse filmado de cima por um zangão, mesmo que tal zangão não exista. O fluxo de imagens filmadas, registadas e processadas por inteligência artificial fornece dados suficientes para que os carros alcancem o nível 2+ de automatização. Em 2022, um grande cliente global da Valeo irá lançar um veículo equipado com esta câmara inteligente. Terá funções avançadas de assistência e automatização tanto para o estacionamento (manobras a baixa velocidade) como para a condução.

PALAVRAS-CHAVE