A Valorpneu acaba de anunciar o lançamento de um concurso para a abertura de novos centros de recolha no distrito de Beja, que abrange os concelhos de Alvito, Barrancos, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Serpa e Vidigueira.
Esta iniciativa tem como objetivo reforçar a rede nacional do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, para assegurar a continuidade de um serviço eficaz, de proximidade e ambientalmente responsável.
De acordo com Climénia Silva, diretora-geral da Valorpneu, “a expansão da rede de recolha reflete o compromisso contínuo da Valorpneu em assegurar um serviço de proximidade, eficaz e de qualidade, promovendo uma gestão sustentável e responsável dos pneus usados em todo o território nacional”. A responsável sublinha ainda a importância de integrar novos centros de recolha “onde os detentores de pneus usados, oficinas, retalhistas e outras entidades, possam depositar os pneus que retomam dos seus clientes”.
O concurso está disponível no site da Valorpneu, onde podem ser consultados o anúncio, o programa e os anexos com as normas e critérios de seleção, bem como as minutas dos contratos. As candidaturas decorrem até 30 de novembro de 2025.
Depois da submissão das propostas, segue-se a fase de vistorias, avaliação e seleção, e termina com a publicação dos resultados. Atualmente, a rede de recolha da Valorpneu é composta por 41 centros no continente, 8 nos Açores e 1 na Madeira.









