Gama All‐Climate foi renovada e substitui a DuraBlend. No ano em que a Valvoline completa 150 anos, passa a ter uma alternativa de entrada para dar resposta a um mercado onde não tinha oferta.
{ TEXTO CLÁUDIO DELICADO }
A Valvoline apresentou em exclusivo à Revista PÓS‐VENDA uma importante novidade na sua oferta em Portugal: a extensão da gama All‐Climate, que foi a primeira referência lançada na gama quando a marca foi lançada, há 150 anos. Este foi o mote para reestruturar a gama por completo. Teve início com os óleos de caixa e agora nos óleos de motor as mudanças são mais profundas. A lata azul estava associada à gama Durablend, e essa gama desaparece, sendo integrada na All‐Climate, que só dispunha de dois produtos. Além disso, ha também produtos totalmente novos nesta gama, que será a entrada na Valvoline, com um preço, em média, 15% abaixo da Synpower a oferta premium da marca.
“O objetivo é duplicar a gama SynPower, que tem as cartas de aprovação dos construtores automóveis, nas referências de maior rotação, com a All‐Climate a servir de alternativa a quem privilegia mais o preço. A diferença está na fórmula mais económica do produto e no facto de não ter as cartas de aprovação, apesar de ter recomendação Valvoline”, explica Paulo Santos, responsável de marca da Valvoline em Portugal, distribuída pela Krautli Portugal no nosso mercado.
A razão da aposta nesta nova gama é simples: “O que acontecia no nosso mercado é que estávamos a competir com produtos que têm cartas de aprovação e até superam as exigências dos fabricantes automóveis em alguns casos em 70% contra produtos que não tem essas cartas de aprovação e apresentam‐se, naturalmente, com preços mais baixos. Assim, passamos a ter um produto premium com o SynPower e um produto de entrada de gama, o All‐Climate, para competir nessa franja de mercado onde o cliente é menos exigente com o produto e dá mais importância ao preço”, explica Paulo Santos.
Esta nova gama é encarada como uma alternativa para entrar num segmento muito específico onde a Valvoline não tinha oferta. “Ainda assim, o grosso dos nossos clientes preferem produtos premium e esta nova gama é também uma forma idónea de mostrarmos ao mercado as diferenças entre produtos e formulações, mantendo a nossa recomendação nos produtos premium, que garantem maior durabilidade, segurança e permitem reduzir consumos de combustível e alargar os intervalos de manutenção. É também uma forma de podermos explicar que os óleos não são todos iguais como muitos consumidores finais pensam e há muitas diferenças que vão para além do que está escrito na embalagem”, sublinha o responsável.
A gama All‐Climate está disponível com sete referências, enquanto na SynPower existem 15. “Há aplicações muito técnicas e específicas onde não teremos oferta All‐Climate porque, nesses casos, só faz sentido disponibilizar um produto premium”, explica Paulo Santos. As referências estão disponíveis em várias embalagens, de um litro até tambores, dependendo do produto.
MAIS OPÇÕES PARA A DISTRIBUIÇÃO
A gama All‐Climate vem também trazer maior versatilidade aos distribuidores Valvoline e aos Valvoline Service Center. Cabe‐lhes a eles explicarem aos seus clientes as diferenças. Mas agora têm as duas alternativas. A rede de distribuição para esta gama será exactamente a mesma que passa a ter duas linhas de produto. “Até aqui, no segmento de entrada de gama a alternativa era sempre fora da nossa marca. Agora deixa de ser assim. A nossa expectativa é que a gama All‐Climate nos traga mais negócio porque passamos a estar num segmento onde não estávamos.” Para dar um exemplo, Paulo Santos explica que “os produtos Low SAPS que não têm carta de aprovação devem valer mais de 50% do mercado atualmente. É uma franja significativa onde não conseguíamos competir.”
Para Paulo Santos, o trabalho dos distribuidores da marca e também das oficinas passa por explicar aos clientes quais as vantagens de optar por um produto premium e esse vai continuar a ser o grosso dos nossos clientes porque, garante o responsável, “não há riscos de canibalização das gamas, porque são produtos muito distintos. Em 90% dos casos, se a venda for bem feita, o cliente vai optar pelo produto mais caro e com mais garantias até porque os produtos são cada vez mais técnicos”.
“A gama All‐Climate é uma alternativa
mais económica ao produto premium
SynPower para referências de maior rotação”
Mas é sempre o cliente (seja profissional ou consumidor final) que tem a última palavra. Na gama All‐Climate, para uma especificação 5W30 ou 5W40, “por cada 10 carros que entram numa oficina temos oferta para 6 com o All‐Climate, mas há quatro que são muito específicos onde só vamos com a gama SynPower”, explica Paulo Santos. Atualmente, dentro da rede de distribuição Valvoline, “com a gama que temos conseguimos fazer face a 80% das necessidades do mercado. Mas existe 20% do negócio que não estamos a conseguir alcançar. Se desses 20%, atingirmos mais 10% com a nova gama, garantimos 90% das vendas dos nossos parceiros, o que seria um feito importante”, refere. O objetivo passa, também, por manter o cliente sempre na marca. A Valvoline passa assim a disponibilizar para ligeiros as gamas All‐Climate, MaxLife, SynPower e NextGen.
Referências disponíveis
- All‐Climate 10W40
- All‐Climate 15W40
- All‐Climate 20W50
- All‐Climate 5W30
- All‐Climate 5W40
- All‐Climate 5W40 Diesel C3
- All‐Climate Extra 10W40
CONTACTOS
VALVOLINE / KRAUTLI PORTUGAL
Brand Manager: Paulo Santos
219535656
p.santos@krautli.pt
www.krautli.pt
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º7 aqui.