Ver todas

Back

“Vamos reforçar a visibilidade da marca das oficinas”, André Castro Pinheiro, FUCHS

14 Janeiro, 2025

A FUCHS realizou hoje um Media Lunch onde efectou um balanço da sua atividade comercial e desportiva em Portugal durante 2024 e avançou com as principais apostas para 2025.

Durante o evento, Paul Cezanne, diretor-geral, e André Castro Pinheiro, diretor automotive da FUCHS Portugal, asseguram que vão continuar a desenvolver o mercado com a qualidade e a dedicação que distinguem a marca de lubrificação de alta tecnologia desde sempre. “Em 2025, vamos reforçar o RACING, marcar presença em feiras e eventos, reforçar a marca TITAN com uma nova imagem e manter o foco no negócio B2B. Somos o óleo da oficina, altamente especializado, de grandes empresas portuguesas como, por exemplo, a LASO e o Grupo YesCar”, informa André Castro Pinheiro.

“E temos uma excelente notícia para o ambiente”, acrescenta Paul Cezanne e revela: “Este ano, vamos instalar painéis solares no telhado da nossa sede na Maia, com uma área total de 2 000 m2. e com uma produção que até ultrapassa as nossas necessidades energéticas. Daria para alimentar mais de 450 agregados familiares por ano.”

No que diz respeito ao clima, também há boas notícias a nível internacional. Em 2025, o Grupo FUCHS passa a utilizar energia 100 % verde, ou seja, de origem de fontes renováveis, e coloca assim mais um marco no caminho das zero emissões, o objetivo definido para 2040. A sustentabilidade já é uma prioridade para a FUCHS há 15 anos. Desde 2010, o maior fabricante independente de lubrificantes do mundo investe fortemente na transição energética. Em 2020, alcançou a neutralidade em CO2 na sua produção. Outro marco foi o lançamento do conceito ACT em 2024 – Advanced Circular Technologies – para transformar a cadeia de valor de linear para circular, sem comprometer o desempenho superior que é sinónimo da FUCHS. O processo de transformação é transversal e tem como objetivo reduzir a própria pegada de carbono e a dos mais de 100.000 clientes a nível global. “O ACT naturalmente vai ser o nosso grande tema na 20.ª edição da EMAF em maio. É o palco ideal para sensibilizar os nossos clientes da indústria pelas vantagens e pela urgência – é hora de agir”, sublinha Paul Cezanne.

Aftermarket em crescimento

Quanto ao negócio aftermarket, a FUCHS Portugal continuou a crescer em 2024. André Castro Pinheiro deixou bem claro que “queremos crescer novamente em 2025!” Como? “Vamos reforçar a visibilidade da marca das oficinas com a FUCHS RACING. Contamos com a boa performance dos nossos mais de 20 pilotos nas mais diversas modalidades como ralis (Campeonato de Portugal de Ralis – CPR), rampas, kartcross, clássicos e camiões. Novo vai ser o reforço da nossa aposta no piloto de rali Hugo Lopes que conquistou três títulos em 2024. O Hugo tem garra e um enorme talento, vamos promover e apoiar a sua passagem para o CPR!”.

Para assegurar a visibilidade no desporto motorizado, a FUCHS também vai manter as parcerias com as melhores oficinas de competição, nomeadamente a Teodósio Motorsport, a Garagem AURORA, a PERES Competições, a AMSPORT, a A. MIRANDA Competições. No motociclismo mantém-se como parceira oficial dos Troféus Naked Bikes, onde todos os pilotos correm com a SILKOLENE, a gama de alta performance da FUCHS para motos.

As bandeiras da FUCHS ainda vão ser içadas em eventos de grande adesão como o Norte Classic em abril, quando os automóveis mais míticos voltam a correr pelas estradas, e o RallySpirit em junho, outro evento desportivo que reúne os mais lendários carros de ralis de todos os tempos.

Apesar do ambiente de mercado tenso em geral, o diretor geral prevê um bom ano: “2024 foi um excelente ano de negócios para a FUCHS a nível internacional e para nós cá em Portugal. O nosso Grupo conseguiu um excelente resultado nos primeiros nove meses de 2024 ao alcançar um EBIT de 334 milhões de euros – mais 7 % do que no ano anterior. Vamos dar tudo para a FUCHS Portugal voltar a crescer e dar o seu contributo para o resultado geral.”

PALAVRAS-CHAVE