A Varlop é um novo retalhista da região da grande Lisboa especializado em lubrificantes, para o setor auto e indústria, detentor de uma grande experiência e conhecimento. Serviço ao cliente é um dos seus lemas.
Artigo publicado na edição n.º 118 da REVISTA PÓS-VENDA.
Engenheiro mecânico e profissional com quase 20 anos de experiência no ramo dos lubrificantes, onde já trabalhou algumas marcas de relevo, Paulo Varela esteve nos últimos anos associado ao crescimento de uma marca de lubrificantes em Portugal, sendo responsável pela distribuição, revenda e componente técnica. Terminado o ciclo de cinco anos, este profissional decidiu que estava na hora de apostar num novo projeto e seguir por conta própria num projeto de retalho de lubrificantes, trabalhando marcas de referência.
Mas a VARLOP não se dedicada só aos lubrificantes, apesar de ser o core-business da empresa, referindo Paulo Varela, que “o nosso objetivo é tentar arranjar soluções para os clientes do setor auto e da indústria, ao nível das ferramentas, consumíveis e equipamentos. No fundo, queremos fechar o leque de soluções dentro daquilo que uma oficina precisa para funcionar diariamente, sendo nós um interlocutor onde podem encontrar tudo isso sem recorrer a vários fornecedores”.
Feitas as apresentações da empresa, a VARLOP orientou-se para o mercado oficinal, onde o “mercado é muito competitivo, de grande rotatividade”, mas também para a indústria “onde se procura mais a competência técnica e o aconselhamento, onde nos acabamos por diferenciar um pouco mais, como forma de poderemos ter um crescimento mais sustentado”.
Marcas
Do ponto de vista do produto, Paulo Varela, com a sua experiência e conhecimento, optou por trabalhar marcas de referência, que no fundo pudessem valorizar a componente mais técnica que pretendia imprimir ao seu negócio, um pouco por via de trabalhar a indústria, mas também porque essas marcas “identificavam-se com o que pretendemos para o nosso negócio dentro da área oficinal, pois dava-nos a possibilidade de trabalhar uma ampla gama de produtos que servem para ambos os setores”.
Assim que anunciou a criação da sua empresa, Paulo Varela conta que “fui de pronto convidado pela Moove para trabalhar a Mobil no distrito de Setúbal, mas também a Comma, ambas para a componente auto, sendo que nesta marca podemos distribuir no distrito de Setúbal e de Lisboa”.
Com a Mobil já mais institucionalizada no mercado, Paulo Varela conta que pretende implementar a Comma nas oficinas cada vez mais, dizendo-lhes “as enormes mais valias que esta marca possui. A Moove tem dado um excelente apoio e queremos promover formações sobre a Comma às oficinas”.
A VARLOP tem ainda uma marca da Gogelsa (GRO) e a Brugarolas, embora a gama de produtos destas representações se destine essencialmente a trabalhar a indústria, embora tenham também produtos para o setor das oficinas.
Para as ferramentas foi feito um acordo com a JBM, trabalha também com a Beta, como ainda com a Loctite e com a 3M. “O nosso objetivo é trabalhar com marcas que me transmitam confiança e que sei que o mercado as procura, pois já estão mais que testadas”, admite Paulo Varela.

Diferenciação
Face aos grandes distribuidores que existem na região da grande Lisboa, Paulo varela, assume que a diferenciação que quer dar aos clientes, Garantiapara além dos produtos e marcas, “é o apoio direto e resposta rápida que queremos dar aos clientes, dando na hora o melhor apoio técnico comercial. Logicamente que o vasto leque de soluções e produtos que temos à disposição, que também nos permite ter as soluções que outros não têm”.
Atendendo ao mercado em que está inserido, Paulo Varela entende que o mesmo está recetivo a empresas como a VARLOP, pois “conseguimos ter sempre diferentes soluções para a necessidade do cliente. Desta forma, não é só o preço que se discute, mas também a diversidade e complementaridade de produtos, o apoio que podemos prestar, o encontrar a solução certa, etc”.
Trabalhando com transportadoras e tendo também distribuição própria, a rapidez de entrega é também um dos fatores diferenciadores. “Em média 24 a 48h é o ideial pois mais que isto o cliente não quer esperar”, conta o gerente da VARLOP, explicando que “o apoio dos nossos fornecedores é também muito importante. Tendo a Moove stock em Portugal de Mobil e de Comma, permite-nos agilizar bastante as nossas entregas e ter, também, stocks mais reduzidos, o que é um grande apoio”.
Novidades
Tendo um novo site (disponível em https://varlopsolutions.net), onde se poderá encontrar toda a oferta da empresa para os seus clientes profissionais, a VARLOP vai lançar muito brevemente uma loja online (B2B), exclusiva para profissionais. “Cada vez mais os clientes, sobretudo, os novos clientes pedem muito este tipo de soluções. É uma tendência de mercado e faz todo o sentido, uma empresa nova, iniciar os seus serviços com este tipo de plataformas”, refere Paulo Varela.
Mas as novidades não ficam por aqui, pois a empresa está a desenvolver, para as oficinas, um programa de fidelização, com apoio dos fornecedores, no qual terão algumas vantagens adicionais, ao nível do rappel, distribuição e apoio técnico, entre outras.









