Foi hoje anunciado pela Volkswagen AG e pela Ford Motor Company, os contornos dos acordos de princípio inerentes a uma aliança mais abrangente que posiciona ambas as companhias rumo a um incremento em termos de competitividade, de modo a melhor servir os seus clientes, numa era de rápidas alterações na indústria.
Dr. Herbert Diess, CEO da Volkswagen, e Jim Hackett, CEO da Ford, confirmaram que as companhias pretendem desenvolver veículos comerciais e pick-ups médias para os mercados globais, o mais tardar em 2022. A aliança irá contribuir para significativas economias de escala e aumentos de eficiências, de modo a permitir que ambas as companhias partilhem investimentos em arquiteturas de veículos que proporcionem tecnologias e capacidades distintas.
As companhias estimam que a cooperação nos veículos comerciais e pick-ups irá permitir, a partir de 2023, uma melhoria nos resultados operacionais anuais antes de impostos.
Para além disso, a Volkswagen e a Ford assinaram um memorando de entendimento para a investigação de uma colaboração em veículos autónomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos, e iniciaram a exploração de oportunidades. Ambas as companhias também afirmaram estar abertas a considerar programas adicionais de veículos no futuro. As equipas irão continuar a trabalhar nos detalhes ao longo dos próximos meses.
“Ao longo do tempo, esta aliança irá ajudar ambas as companhias a criar valor e a satisfazer as necessidades dos nossos clientes e da sociedade”, afirmou Hackett. “Ela não só irá conduzir a eficiências significativas e ajudar ambas as companhias a melhorar as suas aptidões, como também nos dará oportunidades de colaboração na definição da próxima era da mobilidade.”
“A Volkswagen e a Ford vão combinar os seus conjuntos de recursos, capacidades de inovação e posições de mercado complementares para servir ainda melhor os milhões de clientes de todo o mundo. Em simultâneo, esta aliança vai ser um alicerce-chave no nosso esforço de melhoria em termos de competitividade”, acrescentou Diess.
Esta aliança, que não acarreta quaisquer cedências de capital entre as duas companhias, será gerida por um comité conjunto. Este comité será liderado por Hackett e Diess e incluirá outros altos executivos de ambas as companhias.
Colaboração nos veículos comerciais e pick-ups
A Ford e a Volkswagen contam ambos com sólidos negócios de veículos comerciais e pick-ups em todo o mundo, integrando modelos populares como sejam as gamas Ford Transit e Ranger, bem como as gamas Volkswagen Transporter, Caddy e Amarok.
Em 2018, os volumes combinados de veículos comerciais ligeiros de ambas as companhias totalizaram cerca de 1,2 milhões de unidades em todo o mundo, produção que poderá representar o maior volume colaborativo de um sector em plena ascensão no domínio da produção.
A procura por pick-ups de média dimensão e de veículos comerciais deverá crescer globalmente nos próximos 5 anos. A aliança irá permitir que as empresas partilhem custos de desenvolvimento, alavancando as suas capacidades de produção, aumentar as competências e a competitividade dos seus veículos, gerando maiores eficiências de custos, ao mesmo tempo que se mantêm distintas as características de cada marca.
Através da aliança, a Ford irá projectar e construir pick-ups médias para ambas as companhias, propostas que deverão chegar ao mercado o mais tardar em 2022. Igualmente para ambas as entidades, a Ford pretende ainda projectar e construir veículos comerciais de grande dimensão destinados a clientes europeus, enquanto a Volkswagen pretende desenvolver e construir um veículo comercial citadino.