Ver todas

Back

Volkswagen é o mais recente acionista da EIT InnoEnergy

5 Novembro, 2021
851 Visualizações

A EIT InnoEnergy e a Volkswagen AG anunciam uma parceria estratégica, para desenvolver atividades conjuntas de inovação e investimento concebidas para ajudar tecnologias inovadoras e os seus modelos de negócio a alcançar avanços económicos que contribuirão para a descarbonização do setor dos transportes e acelerar a mudança para a mobilidade elétrica. Através desta parceria, a Volkswagen torna-se no mais recente acionista da EIT InnoEnergy.

Jens Wiese, Head of Group M&A, Investment Advisory and Partnerships na Volkswagen, diz que: “Para descarbonizarmos o setor dos transportes, precisaremos de uma grande variedade de inovações. Além das nossas atividades, no futuro vamos contar cada vez mais com colaborações com start-ups para conseguirmos atingir este objetivo. A parceria com a EIT InnoEnergy vai ajudar-nos a encontrar as empresas mais promissoras de todas as áreas da transição energética, que poderemos apoiar ao escalar os seus modelos de negócios.”

Diego Pavia, CEO da EIT InnoEnergy acrescenta: “O setor dos transportes enfrenta um dos tempos mais agitados de sempre. Os produtores de automóveis estão a ser confrontados com uma escolha: conduzir esta transformação ou serem conduzidos. A Volkswagen aproveitou a oportunidade para se colocar na frente desta mudança e desenhá-la. Assim, deixa-nos ainda mais orgulhosos ter a Volkswagen a bordo como novo acionista e levar a nossa colaboração ao nível seguinte. Olhando para o nosso portefólio de 300 empresas de todos as áreas da energia sustentável, há um potencial enorme ao juntarmos forças com a Volkswagen para acelerar a descarbonização do setor dos transportes.

A Volkswagen e a EIT InnoEnergy já colaboram há mais de cinco anos. Como protagonistas da European Battery Alliance (EBA), estão fortemente envolvidos no desenvolvimento de uma indústria europeia de baterias, cuja contribuição para o PIB anual é previsto chegar aos 250 mil milhões de euros a partir de 2025 e criar quatro milhões de postos de trabalho direta e indiretamente. As duas empresas partilham também o seu compromisso como investidores na empresa sueca produtora de “aço verde”, H2 Green Steel, assim como a empresa sueca Northvolt, produtora de baterias. No “Power Day” em março deste ano, a Volkswagen anunciou que irá construir seis gigafactories na Europa até 2030, com os seus parceiros, com um output total de 240 gigawatt por hora.

PALAVRAS-CHAVE