Ver todas

Back

Volvo anuncia primeiro carro sem chave [com vídeo]

O acesso e a função de ligar o carro serão comandados através de uma aplicação no telemóvel que vai permitir, inclusive, partilhar o carro com outras pessoas. Tudo já no próximo ano, na Volvo.

A Volvo anunciou uma tecnologia que pode tornar obsoletas as chaves dos automóveis. A partir de 2017, o fabricante sueco dará a opção de chave digital a quem comprar os carros da marca. Através de uma aplicação no smartphone, o proprietário poderá destrancar e ligar o motor sem a necessidade da chave. O carro e o telefone vão comunicar via Bluettooth.

O funcionamento é similar às chaves mãos livres, como já acontece em vários modelos, nos quais a chave precisa apenas estar no bolso para entrar e sair com o carro. No entanto, a chave digital da Volvo acrescenta outras possibilidades. Através de uma aplicação, o proprietário poderá fornecer uma chave digital a familiares, amigos ou colegas de trabalho, o que pode ser também interessante em empresas onde a partilha de carro é uma solução cada vez mais usada.

Assim, o carro pode ser usado facilmente por mais pessoas e não precisa passar o dia inteiro parado no estacionamento. O sistema também tem potencial para agilizar serviços de aluguer compartilhamento de veículos. Em viagens, por exemplo, será possível localizar um carro para alugar através da aplicação ainda no aeroporto. Mediante o pagamento online, uma chave digital chegaria ao smartphone e bastaria ir até o carro para poder usá-lo, sem sequer ser necessário passar pelo atendimento da rent-a-car.

A Volvo está a testar a tecnologia durante este ano na sua frota de carros partilhados no aeroporto de Gotemburgo, na Suécia. Em 2017, um número limitado de veículos com chave digital será vendido.

As chaves físicas ainda serão disponibilizadas para quem quiser, mas para quem tem a vida toda no telefone não deverá ser um problema fazer a troca. Só convém é não deixar a bateria do telefone acabar…

Mais informação sobre a marca em www.volvocars.pt

 

Veja o vídeo:

PALAVRAS-CHAVE