Ver todas

Back

Volvo e Daimler em parceria na produção de células de combustível

21 Abril, 2020
1392 Visualizações

O Grupo Volvo e a Daimler Truck AG formaram uma joint venture para a produção em larga escala de células de combustível.

As duas empresas assinaram um acordo preliminar não vinculativo para estabelecer a joint venture. A intenção é desenvolver, produzir e comercializar sistemas de células de combustível para aplicações em veículos pesados ​​e outros. A Daimler consolidará todas as suas atividades atuais de células de combustível na joint venture.

“O transporte e a logística mantêm o mundo em movimento, e a necessidade de transporte continuará a crescer. O transporte verdadeiramente neutro em CO2 pode ser realizado através de propulsão elétrica, com energia proveniente de baterias ou convertendo hidrogénio a bordo em eletricidade. Para os camiões, que lidam com cargas pesadas e longas distâncias, as células de combustível são uma resposta importante e uma tecnologia em que a Daimler adquiriu experiência significativa através da sua unidade de células de combustível Mercedes-Benz nas últimas duas décadas. Essa iniciativa conjunta com o Grupo Volvo é um marco para levar camiões e autocarros movidos a células de combustível para as estradas”, explicou Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck AG e membro do conselho de administração da Daimler AG.

“A eletrificação do transporte rodoviário é um elemento-chave na entrega do chamado Green Deal, uma Europa neutra em carbono e, finalmente, um mundo neutro em carbono. Usar o hidrogénio como transportador de eletricidade verde para abastecer camiões elétricos em operações de longo curso é uma parte importante e um complemento para veículos elétricos a bateria e combustíveis renováveis. Ao formar esta joint venture, mostramos que acreditamos em células a combustível de hidrogénio para veículos pesados”, afirmou Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo.

O Grupo Volvo e a Daimler Truck AG serão parceiros 50/50 na joint venture, que operará como uma entidade independente e autónoma, com a Daimler Truck AG e o Grupo Volvo continuando sendo concorrentes em todas as outras áreas de negócio. O objetivo comum é que ambas as empresas ofereçam veículos pesados ​​com células a combustível para aplicações exigentes de longo curso na produção em série na segunda metade da década.

Para viabilizar a joint venture, a Daimler Trucks está a reunir todas as atividades de células de combustível em todo o grupo numa nova unidade de células de combustível da Daimler Truck. Parte desse pacote de atividades é a alocação das operações da “Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH”, que tem uma longa experiência no desenvolvimento de células de combustível e sistemas de armazenamento de hidrogênio para diversas aplicações de veículos, para a Daimler Truck AG. A joint venture incluirá as operações em Nabern / Alemanha (atualmente sede da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH) com instalações de produção na Alemanha e no Canadá.

PALAVRAS-CHAVE