Numa curta apresentação à imprensa da especialidade, a Volvo Trucks apresentou em Portugal o primeiro camião elétrico, servindo esta ação de ponto de partida para o futuro.
Neste momento cerca de 280 camiões elétricos da Volvo estão em operação na Europa, em condições reais de utilização diária. Em Portugal, rodou hoje o primeiro camião elétrico desta marca, no Autódromo do Estoril, num evento que serviu para a marca dizer que já disponibiliza atualmente uma gama de veículos pesados (camiões) elétricos.
A aposta para já concentra-se nas unidades FL Elétrico (2 eixos) e FE Elétrico (3 eixos), com capacidade de 16 a 27 toneladas, destinados sobretudo a operações de recolha de resíduos urbanos e a operações de logística em ambiente urbano.
O FL Elétrico, que hoje foi apresentado, é um veículo até 16 toneladas que pode albergar 4 a 6 baterias, com 165KW de potência máxima de carregamento. A potência do motor elétrico é de 50 a 70 kW, com tempos de carregamento rápido que podem ir de uma hora a uma hora e meia. A autonomia pode chegar aos 300 quilómetros, tudo dependendo da quantidade das baterias, mas também da carga transportada e do tipo de operação.
Quanto ao teste de condução, curto, permitiu perceber a suavidade de funcionamento desta unidade FL, bem como a enorme simplicidade de condução.
Na próxima edição da revista PÓS-VENDA PESADOS poderá ler mais detalhes sobre esta ação da Volvo e a sua estratégia para os camiões elétricos para as próxima décadas.