Revista Pós-Venda
AmbienteMercadoNotíciasPesadosVolvo Trucks inicia venda de camiões elétricos na Europa
Volvo Trucks

Volvo Trucks inicia venda de camiões elétricos na Europa

por

Em 2019, a Volvo Trucks vai começar a vender camiões elétricos na Europa, sendo que as primeiras unidades entrarão em ação já este ano, nas mãos de um grupo de operadores selecionados.

Os camiões elétricos reduzem drasticamente o ruído e as emissões de gases de escape, proporcionando novas formas de gestão de logística. Podem ser realizados mais serviços de transporte à noite, diminuindo o número de camiões que têm de competir por espaço na estrada em hora de ponta. “A eletromobilidade está em total sintonia com o compromisso a longo prazo da Volvo Trucks relativo ao desenvolvimento urbano sustentável e a zero emissões”, diz Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.

“Utilizando camiões elétricos e mais silenciosos para transporte de mercadorias em áreas urbanas, respondemos a vários desafios ao mesmo tempo. Sem gases de escape e ruídos perturbadores, será possível trabalhar em centros urbanos mais sensíveis. O transporte também poderá ocorrer em períodos menos movimentados, por exemplo ao final da tarde e durante a noite. Isso irá reduzir o impacto nas estradas durante o trânsito em hora de ponta, permitindo que a rede de estradas e os veículos sejam utilizados de forma muito mais eficiente do que atualmente”, diz Claes Nilsson.

Um projeto recente, Distribuição Urbana Fora das Horas de Ponta, realizado pela cidade de Estocolmo, na Suécia, e pelo KTH Royal Institute of Technology, estudou os efeitos do transporte de mercadorias à noite no centro de Estocolmo. Como os camiões evitaram trabalhos em hora de ponta, os serviços de transporte foram realizados num terço do tempo normal.

Para melhorar a qualidade de vida nos ambientes urbanos, é necessário adotar soluções de transporte mais sustentáveis. Com uma logística bem desenvolvida e uma utilização mais eficaz das estradas ao final da tarde e à noite, também é possível substituir muitos veículos mais pequenos por menos veículos de dimensões maiores, contribuindo ainda mais para reduzir as emissões e o trânsito. Um camião de distribuição tem uma capacidade de carga cerca de dez vezes superior à de uma carrinha normal. Se fosse possível realizar um maior número de serviços de transporte quando estão menos pessoas na estrada, isso também reduziria significativamente o risco de acidentes.

“A nossa tecnologia e conhecimentos na área da eletromobilidade baseiam-se em soluções comerciais comprovadas já utilizadas em autocarros elétricos da Volvo, bem como soluções introduzidas nos camiões híbridos da Volvo em 2010. Os veículos propriamente ditos são apenas uma parte do que é necessário para o sucesso da eletrificação em grande escala. Os transportes sustentáveis a longo prazo são um tema complexo que requer uma abordagem holística e uma ampla variedade de medidas. Estamos a trabalhar em colaboração com clientes, cidades, fornecedores de infraestruturas e outros intervenientes fundamentais para criar a estrutura essencial para os camiões elétricos”, diz Jonas Odermalm, responsável do departamento de estratégia de produtos para veículos da Gama Média na Volvo Trucks.

“Acreditamos na eletrificação total da distribuição urbana como primeiro passo. No entanto, estamos a trabalhar na eletrificação de outras aplicações de transporte. Isto é só o princípio”, conclui Claes Nilsson.

Mais informações em www.volvotrucks.com.pt

Nº de visitas: 70 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com