Ver todas

Back

X-Action: Muito mais que a duplicação do armazém

17 Agosto, 2016

A X-Action reuniu clientes e fornecedores para lhes dar a conhecer as novas instalações em Coimbra. Um investimento que introduz uma série de outras novidades no negócio deste dinâmico retalhista.

{ TEXTO PAULO HOMEM }

Há vários anos ligado ao retalho de peças em Coimbra, Filipe Teixeira e os seus sócios fundaram a X-Action, em 2009, e desde essa altura têm feito mossa no mercado na sua região.

Não é só a dinâmica do dia-a-dia desta empresa que fez a diferença, foi também o facto de ter percebido como estava a evoluir o mercado e ter-se adaptado rapidamente a essa realidade. É por isso que a empresa investiu em marcas de qualidade, fez parcerias consistentes, entregas muito rápidas, alargou stock, não esqueceu a formação dos seus clientes e esteve cada vez mais próximo deles (abriu instalações há três anos em Condeixa).

Mas a empresa não ficou por aqui. Em abril, inaugurou novas instalações através da duplicação do seu espaço de armazém e de loja, mas não se limitou a aumentar o número de prateleiras, introduzindo muitas outras novidades, iniciando dessa forma um novo ciclo. “O investimento que fizemos no aumento das nossas instalações deve-se, sobretudo, a um outro investimento realizado ao nível de novas marcas que passamos a representar em Portugal”, começa por dizer Filipe Teixeira, revelando que “queríamos também investir um pouco na nossa imagem e na apresentação da empresa para também, neste aspeto, podermos ter um melhor serviço ao cliente. Por último, o nosso objetivo é também aumentar a faturação da empresa”.

Dessa forma, as instalações da X-Action passaram agora a ter 1.000 m2 de base, com piso para alargar até aos 2.000 m2 se for necessário, para fazer face ao aumento de 30% de stock verificado, por via da introdução de novas marcas mas também de novas adições às linhas de produto já existentes.

NOVAS MARCAS

A X-Action introduziu duas novas marcas nesta fase, que marcam o início de um projeto de introduziu de mais algumas novidades a este nível. Uma das novas marcas que a empresa introduziu é a MDR, de origem japonesa e que é muito orientada para a gama asiática ao nível da travagem, direção e suspensão, tendo também outras linhas de produto. Mais destaque ainda para a holandesa ABS, passando a X-Action a representá-la em exclusivo para o mercado português em componentes de travagem, direção e suspensão.

“Num mercado muito concorrencial, em que muitos trabalham as mesmas marcas, apostamos numa marca de qualidade que trabalhamos em exclusivo e com a qual nos apresentamos no mercado como forma de nos diferenciarmos”, refere Filipe Teixeira, dizendo que “será também uma experiência nova para nós, que nos permite avaliar outras marcas que estamos
a pensar introduzir no mercado, nomeada- mente ao nível do material de maior rotação nas oficinas”.

 

Xaction

LOGÍSTICA

Atento à realidade da distribuição moderna, Filipe Teixeira quis também desenvolver novos conceitos de receção ao cliente na sua empresa, apresentando a X-Action Store. Trata-se de um moderno balcão de peças assente sobretudo numa forte imagem, num espaço em que não existe uma única peça ao vivo, mas na qual as marcas que a empresa representa estão bem evidentes. “Queremos receber melhor o cliente e dar ainda mais visibilidade aos nossos parceiros. Entendemos por isso que a melhor forma era desenvolver um recepção com um ambiente mais profissional e em que o cliente se sinta melhor”, esclarece Filipe Teixeira.

Para além das vendas em balcão a empresa, que já conta com 18 pessoas, reforçou a sua aposta na distribuição “continuando a ser fulcral para a X-Action a proximidade ao cliente”, assume o mesmo responsável dizendo que “parte do sucesso que temos é derivado à nossa proximidade com o mercado. Por isso, queremos que o cliente não se lembre de nós apenas pelo produto, mas também pela forma como é recebido e no serviço que lhe prestamos”.

FORMAÇÃO

As novidades também se estendem à formação, uma área onde a X-Action tem vindo a investir bastante nos últimos anos. Normalmente o espaço e a formação, feita na ATEC, obrigava a deslocar os clientes para fora da sua região, mas agora com as novas instalações da empresa essa lacuna cará resolvida já que existe um espaço para formação teórica e também prática (a abrir numa segunda fase).

“Continuamos a entender que não poderemos fornecer apenas a peça ao cliente. É também necessário apoiar a oficina e dar-lhe formação para que assim possamos continuar a vender-lhe as nossas peças no futuro e a diminuir o número de reclamações por má instalação”, explica Filipe Teixeira.

FUTURO

A X-Action não quer ficar por aqui em termos de investimento. Para além dos novos produtos e marcas, das novas instalações e da formação, existem perspetivas de a empresa (seguindo o conceito de proximidade ao cliente) abrir novas instalações dando continuidade à abertura da loja de Condeixa.

“Vamos ter mais apoio das marcas com que trabalhamos para estarmos mais próximo dos clientes, tal como vamos apostar na loja online e em outras ferramentas digitais adicionais, sempre muito focados no cliente profissional”, assume Filipe Teixeira, que termina dizendo que “não podemos ficar parados. Temos que fazer tudo o que está ao nosso alcance para estarmos cada vez mais próximos do cliente. É isso que vamos continuar a fazer sempre com muito esforço e muita dedicação”.

 

  • Descarregue aqui o PDF completo do artigo –> [download id=”8656″ template=”X-Action”]

 

CONTACTOS

X-ACTION, LDA.
Filipe Teixeira
239 431 002
geral.coimbra@x-action.pt
www.x-action.pt

 

 

cabeca_facebookPV8

Mais artigos da Pós-Venda 8.

PALAVRAS-CHAVE