A Yokohama Rubber voltou a ser reconhecida pela sua liderança em sustentabilidade corporativa por parte da organização ambiental mundial sem fins lucrativos CDP.
A CDP nomeou, a 13 de dezembro, a Yokohama Rubber para a sua prestigiosa Lista A, pela sua abordagem às alterações climáticas.
A seleção da Yokohama Rubber reconhece os seus esforços para reduzir as emissões, mitigar os riscos climáticos e desenvolver uma economia baixa em carbono, de acordo com as suas respostas ao questionário de alterações climáticas 2022 da CDP, que abrangeu mais de 10 000 empresas em todo o mundo. Esta é a quarta vez que a Yokohama Rubber integra a lista A, após as seleções de 2016, 2019 e 2020.
A CDP é uma organização global sem fins lucrativos, que tem como objetivo alcançar uma economia sustentável incentivando as empresas e os governos a reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. Assim, aproveita o poder dos investidores e consumidores para motivar as empresas a divulgar e gerir os seus impactos ambientais.
O processo anual de qualificação ambiental da CDP é amplamente reconhecido como o «padrão de ouro da transparência ambiental corporativa». Em 2022, mais de 680 investidores com mais de 130 mil milhões de dólares norte-americanos em ativos e 280 consumidores importantes com 6,4 mil milhões de dólares norte-americanos em gastos de aquisição solicitaram às empresas que divulguem dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades através da plataforma da CDP. Responderam 18 700 empresas, um recorde.
As iniciativas de sustentabilidade incluídas no Yokohama Transformation 2023 (YX2023), o plano de gestão a médio prazo da Yokohama Rubber para os anos fiscais 2021-2023, baseiam-se no conceito de «Cuidar do futuro». Ao implementar iniciativas de sustentabilidade sob este conceito, a Yokohama Rubber esforça-se por ajudar a resolver problemas sociais através das suas atividades comerciais. A Yokohama Rubber também está a implementar iniciativas relacionadas com o meio ambiente baseadas numa estratégia de três pilares focada em alcançar a neutralidade carbónica, uma economia circular e a coexistência com a natureza, e estabeleceu roteiro para alcançar os seus objetivos a médio e longo prazo em cada um destes pilares. O esforço da empresa para alcançar a neutralidade carbónica está em adotar um enfoque duplo que combina medidas para reduzir as emissões de carbono, ao mesmo tempo que desenvolve atividades para as compensar, como o Yokohama Forever Forest, que plantou árvores em localizações da Yokohama Rubber no Japão e no estrangeiro. Através destes esforços, a Yokohama pretende ser neutra em carbono em 2050.