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ZF aconselha as oficinas a terem em atenção ao óleo dos travões

3 Outubro, 2018

O óleo dos travões muitas vezes em negligenciado pelas oficinas que fazem manutenção automóvel, perdendo aí uma oportunidade de gerar mais serviços e mais rentabilidade. A ZF Aftermarket recomenda a sua substituição em intervalos regulares, também por minimiza a corrossão.

A qualidade do óleo dos travões é crucial para obter o melhor desempenho da travagem. Quanto maior for a quantidade de água presente no óleo dos travões ao longo do tempo, mais rapidamente é atingido o ponto de ebulição do óleo dos travões, originando bolhas de vapor e, no pior dos casos, a falha completa do sistema de travagem. Por isso, os especialistas da ZF Aftermarket recomendam que as oficinas chamem a atenção para este assunto e incentivem os seus clientes a mudar o óleo regularmente. Os fabricantes recomendam a substituição anual dos óleos de travões DOT 3, que se encontram, frequentemente, em veículos mais antigos, e que os óleos DOT 4 e DOT 5.1 sejam mudados, pelo menos, de dois em dois anos.

Os condutores temem “a falha dos travões” – pisar o pedal do travão sem sentir resistência nem qualquer dos outros efeitos esperados na travagem. Este cenário assustador pode ocorrer devido ao estado do óleo dos travões. Dependendo do tipo e do tempo de utilização, as propriedades do óleo podem mudar, reduzindo a sua eficácia. Os especialistas da ZF Aftermarket têm dicas úteis sobre como verificar o estado atual do óleo dos travões de forma rápida e fiável. Com estas dicas, as oficinas podem oferecer aos seus clientes uma gama mais ampla de serviços, ajudando a contribuir para uma condução mais segura.

O sobreaquecimento intenso pode levar à falha absoluta

O óleo dos travões enche um tubo que liga o pedal dos travões aos pistões dos travões de disco ou aos cilindros dos travões de tambor. Quando a pressão sobre o pedal é exercida, o óleo transfere essa pressão e, assim, aciona o efeito do servofreio e, por último, a ação real de travagem. Vários fatores podem ter um efeito significativo sobre o estado do óleo ao longo do tempo. Por exemplo, o sobreaquecimento intenso quando se acionam os travões numa descida prolongada pode fazer com que o ponto de ebulição do óleo seja ultrapassado. O resultado é uma reação de evaporação que pode levar à formação de bolhas. Quando o pedal é acionado novamente, estas bolhas de ar são comprimidas, mas a força de travagem é muito menor e, em alguns casos, pode não chegar a ser transmitida. A falta de transmissão de potência acaba por provocar uma falha dos travões.

Outra razão para um efeito de travagem defeituoso pode ser a entrada de água no circuito de travagem. O ponto fraco aqui é, muitas vezes, o orifício de ventilação na tampa do reservatório, que permite a ventilação atmosférica necessária em caso de flutuação no nível do óleo dos travões. No entanto, a humidade atmosférica também pode entrar através deste orifício. A água pode também entrar no reservatório através do orifício quando o motor é lavado ou o veículo é limpo. Os tubos de travão e as peças vedantes podem também ser responsáveis pelo aumento da quantidade de água no óleo dos travões, uma vez que a água pode infiltrar-se através deles. A experiência tem mostrado a importância deste tópico: Os especialistas da marca TRW da ZF Aftermarket calculam que o teor de água de três em cada cinco veículos atualmente em circulação ultrapassa os limites de segurança recomendados.

Demasiada água no óleo dos travões também provoca a corrosão do sistema de travagem. Os tubos, pistões e cilindros dos travões precisam, então, de ser substituídos com custos avultados. Mudar regularmente o óleo dos travões acaba por ser mais económico para o condutor.

Portfólio de serviços abrangente para parceiros de oficinas

Sob a marca de produtos TRW, a ZF Aftermarket oferece aos seus parceiros não apenas uma gama vasta de produtos com a qualidade do equipamento original para o sistema de travagem, mas também uma gama de serviços abrangentes – desde ferramentas personalizadas e cursos de formação prática, até informações técnicas.

Mais informações em aftermarket.zf.com

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