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ZF Aftermarket dá dicas sobre forquilhas de desengate da embraiagem

26 Junho, 2020

A ZF Aftermarket disponibiliza kits de montagem da marca Sachs  reparações do sistema de desengate de veículos pesados e dá dicas sobre este sistema. 

As embraiagens dos veículos pesados estão sujeitas a cargas pesadas. A utilização da forquilha de desengate com cada acionamento da embraiagem leva a um desgaste pesado da forquilha, eixo e rolamento. A longo prazo, a ZF indica que isto pode resultar num acionamento unilateral da embraiagem ou não atingir completamente a trajetória de desengate. As consequências podem incluir um maior desgaste do rolamento ou dificuldades na troca de mudanças da caixa de velocidades. O funcionamento correto do sistema de desengate também é essencial para o funcionamento sem falhas das transmissões manuais automatizadas, como o AS Tronic da ZF.

As avarias podem conduzir a longos períodos de paragem e, consequentemente, a custos elevados. Por este motivo, as oficinas de veículos comerciais devem sensibilizar os seus clientes para visitarem a oficina ao primeiro sinal de tais avarias. Se os problemas com o sistema de desengate forem a causa, estes podem ser reparados de forma relativamente rápida e pouco dispendiosa, podendo assim ser evitados, em primeiro lugar, os danos consequentes descritos.

Os especialistas da ZF Aftermarket fazem a distinção entre dois tipos básicos de danos no sistema de desengate:

1. Alinhamento descentrado do rolamento de desengate da embraiagem:
Os tubos guias e/ou forquilhas de desengate dobradas ou gastas levam ao alinhamento descentrado e, portanto, a um acionamento desigual da mola do diafragma. O resultado é um desgaste desproporcionado no ponto de contacto entre a mola do diafragma e o prato de pressão. Devido ao desgaste da inclinação nas pontas do diafragma do prato de pressão, a posição axial da mola da membrana muda. A força do pedal deixa de ser suficiente, resultando numa embraiagem deslizante. A falha prematura do desengate e da embraiagem é assim inevitável.

2. Componentes desgastados no sistema de desengate:
O desgaste do mecanismo de acionamento exige um aumento da força exercida sobre o pedal a longo prazo. Deve ser dada especial atenção ao seguinte:
• superfícies de contacto da forquilha de desengate e do eixo de desengate,
• a própria forquilha de desengate.

Se algum destes indicar fases avançadas de desgaste, estiver seco, dobrado, desgastado ou partido, o mecanismo torna-se rígido. Embraiagem presa, dificuldades de separação ou um patinar da embraiagem, são as consequências. Devido à falta de força de desengate, a verificação manual do movimento do eixo de desengate não é suficiente. Apenas uma inspeção visual permite uma avaliação clara.

Ao fazer a reparação é importante trabalhar de acordo com as instruções de montagem para evitar a inclinação da forquilha de desengate. O primeiro sinal de desgaste pode ser dureza no funcionamento da embraiagem. Além disso, o percurso de desengate é encurtado e podem ocorrer dificuldades de separação. Devido à inclinação, a força da mola do diafragma já não é eficaz e a embraiagem começa a deslizar após um curto período de funcionamento.

Como fornecedor de equipamento original, a ZF também fornece forquilhas de desengate da embraiagem com qualidade do equipamento original ao mercado de pós-venda. Uma das maiores gamas de produtos está disponível no mercado de substituição sob a marca Sachs. A empresa sediada em Schweinfurt/Alemanha pode fornecer peças de substituição para mais de metade do parque de veículos pesados do mundo. A gama inclui forquilhas para as transmissões da ZF, mas também para transmissões de outras marcas. Os kits de peças de substituição com todos os componentes necessários, tais como eixos, vedantes ou parafusos, podem ser particularmente interessantes para as oficinas de veículos comerciais. Estes podem ajudar a oficinas, pois estas poupam tempo na identificação e encomenda de peças, mas também evitam o risco de atrasos nas reparações devido à falta de componentes.

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