Ver todas

Back

ZF Aftermarket introduz servofreio eletrónico no aftermarket

15 Fevereiro, 2024

A ZF Aftermarket acaba de introduzir o TRW Electronic Brake Booster, ou servofreio eletrónico, para veículos elétricos, no mercado de pós-venda.

O servofreio eletrónico (EBB) da marca TRW é parte integrante do sistema de travagem em veículos que não têm motor de combustão interna ou que o utilizam apenas intermitentemente (híbridos plug-in). As primeiras aplicações são para os modelos dos automóveis elétricos Volkswagen ID.3 e ID.4.

A ZF Aftermarket explica que os veículos elétricos e os automóveis híbridos plug-in colocam novos desafios ao sistema de travagem: Por um lado, o sistema de controlo dos travões deve ser capaz de combinar o efeito de dois sistemas de desaceleração (recuperação e travagem por fricção convencional). Isto deve acontecer de forma impercetível para o condutor e recuperar o máximo de energia possível. Por outro lado, nos veículos eletrificados, o aumento de potência por meio de vácuo, que existe há décadas, já não funciona, pelo que é necessária uma nova fonte de energia para a assistência à potência de travagem.

Com o TRW Electronic Brake Booster, o grupo tecnológico ZF desenvolveu um sistema de travagem que cumpre todos os requisitos, mas que também oferece uma vasta gama de funções de conforto e assistência ao condutor. Estas incluem:
• RBC (Roll Back Compensation): Compensação por maior curso do pedal em sistemas de travagem de baixa resistência
• PFC (Pedal Force Compensation): pressão uniforme do pedal independente da proporção de travagem regenerativa na respetiva situação de condução
• EBR (External Braking): Fornecimento automático da pressão de travagem e do caudal volumétrico em função dos requisitos do sistema de controlo da dinâmica do veículo
• EPC (Enhanced Performance Curve): características de assistência variáveis baseadas em software
• PRL (Pressure Reduction Logic): Redução de pressão no pedal durante a paragem do veículo ou intervenção de ABS.

Além disso, o sistema é capaz de suportar, no futuro, funções de condução altamente automatizadas e autónomas.

O servofreio eletrónico não só elimina a necessidade de bomba de vácuo e dos tubos que a acompanham, mas também requer pouco espaço de instalação graças ao seu design compacto. Além disso, garante um aumento mais rápido da pressão de travagem do que um servofreio a vácuo, o que resulta em distâncias de travagem mais curtas em situações de emergência. O EBB pode ser usado em diferentes classes de veículos.

Atualmente, o sistema é utilizado como equipamento original (OE) em diversos modelos baseados no Modular Electric Building Kit (MEB) da Volkswagen. A gama estende-se do ID.3 e ID.4 ao ID.Buzz MPV. Agora, sob a marca TRW, a ZF Aftermarket disponibiliza o servofreio eletrónico para o mercado independente de pós-venda. Inicialmente, são três referências que cobrem as seguintes aplicações: VW ID.3, ID.4, ID.5, AUDI Q4 e-tron, Skoda Enyak e Cupra Born. A ZF Aftermarket planeia continuar a expandir o seu portefólio de peças de substituição.

PALAVRAS-CHAVE