Atualmente integrado no protótipo “Vision Zero Vehicle” – criado para eliminar as emissões poluentes e acidentes de viação – o sistema mSTARS, de acionamento elétrico de alto desempenho da ZF fará parte de um inovador eixo traseiro especialmente concebido para veículos híbridos ou totalmente elétricos.
Este sistema modular aumenta a versatilidade e o seu acionamento elétrico integrado abre o caminho para a marca atingir o objetivo das emissões zero. O novo eixo traseiro para veículos ligeiros reúne a tecnologia de driveline e chassis num único sistema, que pode ser ampliado com um módulo de acionamento elétrico ou convencional e direção ativa do eixo traseiro (AKC – Active Kinematics Control), conforme a necessidade do cliente.
A tração dinâmica fica por conta de um sistema de acionamento elétrico do eixo com 150 kW de potência. O acionamento completo, incluindo a unidade eletrónica integrada, fica alojado de forma compacta num sofisticado sistema modular de eixo traseiro chamado de mSTARS (“modular Semi-Trailing Arm Rear Suspension”), que facilita e flexibiliza a eletrificação de plataformas de veículos de série já existentes, como demonstrado pela implementação no Vision Zero Vehicle.
“O mSTARS oferece aos nossos clientes diversificadas opções de aplicação em diferentes segmentos de veículos. A solução é adequada para modelos híbridos, com célula de combustível e acionados com bateria, além de possibilitar a combinação com módulos convencionais com tração nas quatro rodas ou com a nossa direção ativa do eixo traseiro AKC”, afirma Dr. Holger Klein, Head da Divisão de Tecnologia de Chassis para Veículos de Passeio. “A montagem no Vision Zero Vehicle evidencia a rapidez com que podemos chegar à produção de automóveis elétricos ou híbridos de alto desempenho”, completa.
Assim, com uma única variante de carroçaria, será possível responder com grande versatilidade aos diversos requisitos do mercado. Este sistema apenas requer alterações mínimas na carroçaria para ser instalado no lugar dos eixos convencionais. A integração da novidade da ZF reduzirá o número de variantes das plataformas e aumentará as opções para a sua ampliação modular. A aplicação atual no Vision Zero Vehicle demonstra a sua flexibilidade. Como ponto de partida, a ZF utilizou uma plataforma de carros compactos e médios de série.
O eixo mSTARS também se destaca pela sua dinâmica de condução e alto nível de segurança. Até mesmo a sua versão básica oferece o mesmo padrão dessas características normalmente encontradas em sofisticadas suspensões traseiras do tipo multilink , para veículos compactos do segmento premium e desportivos. Com a direção ativa para eixos traseiros AKC, que pode ser combinada com todas as configurações modulares de eixos, a ZF aumenta a agilidade, o conforto e a estabilidade na condução. Como as rodas traseiras são guiadas, o controle dos avançados sistemas de assistência ao motorista é mais fácil, seguro e muito mais confortável.
O mSTARS é a resposta da ZF às principais mega tendências: o novo sistema de eixo traseiro ajuda a viabilizar a condução sem emissões e aumenta a segurança – contribuindo para alcançar a meta do “Vision Zero” de eliminar os acidentes e as emissões no trânsito.