A ZF recomenda que se faça uma verificação do chassis do automóvel, para que este passe o inverno sem complicações.
A empresa lembra que, durante as viagens de inverno, as molas de suspensão, os amortecedores e as peças da direção e suspensão são submetidas a condições extremas e que as oficinas devem, por isso, encontrar formas de convencer os clientes da necessidade de uma visita sazonal à oficina, pois danos ligeiros nas peças do chassis podem conduzir a reparações dispendiosas devido à sujidade e humidade no inverno.
A ZF indica algumas informações sobre danos que podem ser incluídas pelas oficinas na sua abordagem ao cliente:
Exemplo 1: Se uma pedra solta danifica um fole da direção, a água e a sujidade podem entrar nas juntas da haste e da engrenagem da direção. Como resultado, há corrosão e fricção nas peças da caixa de direção, incluindo os vedantes. A perda de óleo e a falha da direção assistida são iminentes. Mesmo os sistemas de direção elétricos não são poupados a danos, uma vez que as peças com corrosão podem causar ruídos, rigidez e outros problemas.
Exemplo 2: A haste do pistão do amortecedor e a mola da suspensão também sofrem com as pequenas pedras ou fragmentos soltos que entram neste mecanismo. Pequenas crateras no pistão cromado podem danificar os vedantes, o que leva à perda de óleo no amortecedor e, portanto, a uma perda do efeito de amortecimento. No caso da mola da suspensão, os pontos de ferrugem corroem o material e a longo prazo, a mola pode partir nesses pontos.
Exemplo 3: Em relação aos travões, o mecânico que efetua a verificação deve prestar atenção não só ao desgaste das pastilhas e dos discos, mas também a escoriações no disco. Isso ocorre porque as pequenas pedras ou fragmentos soltos ficam alojados na área de fricção e provocam danos nos componentes de travagem.