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ZF reforça gama de peças de chassis Lemförder para comerciais ligeiros

12 Março, 2020

De acordo com a ZF o crescimento e idade da frota de veículos comerciais ligeiros tem vindo a impulsionar o mercado da reparação. Desta forma a empresa tem vindo a reforçar a gama de peças de chassis Lemförder para comerciais ligeiros.

Quilometragem elevada, cargas pesadas, uso constante – o veículo comercial ligeiro (VCL) suporta tudo. Com esta classe de veículos sujeita a uma pressão considerável, juntamente com a idade média na UE de 10,9 anos (i), este segmento do parque de automóvel oferece oportunidades de serviço e reparação significativas para oficinas. A ZF Aftermarket ajuda as oficinas a posicionarem-se neste segmento e aqui, sob a sua marca Lemförder, a empresa oferece dicas de reparação para um dos seus veículos mais populares, o Volkswagen T5.

33,2 milhões de veículos comerciais ligeiros (até 3,5 toneladas) estão em circulação em toda a União Europeia. Contando com mais de 6,2 milhões de veículos, a França tem de longe a maior frota de veículos comerciais ligeiros, seguida da Espanha (4,6 milhões) e do Reino Unido (4,4 milhões). Em Portugal, a frota de veículos comerciais ultrapassa um milhão de veículos.

Os veículos comerciais ligeiros são utilizados diariamente para transportar cargas elevadas diariamente, o que significa que também estão sujeitos a um desgaste elevado. As taxas de avaria nas inspeções de segurança dos VCL são mais elevadas em todas as categorias etárias comparativamente aos automóveis de passageiros, refletindo este desgaste acrescido.

Muitas empresas utilizam a carga útil total admissível dos seus veículos diariamente. Embora o chassis em si possa ser concebido para este tipo de utilização, as juntas das rótulas e das barras de direção, as barras estabilizadoras e outras partes da direção e chassis sofrem consideravelmente sob carga permanente. Nesse sentido, a ZF Aftermarket recomenda que as oficinas procedam a uma inspeção visual do chassis, verifiquem o espaço livre em altura cada vez que um veículo comercial ligeiro entra na oficina e procedam à substituição dos componentes danificados e gastos conforme aplicável. Esta é a única forma de garantir a segurança do veículo.

Dicas de reparação da ZF Aftermarket para o Volkswagen T5

A gama Volkswagen T5 é dos veículos mais populares do segmento VCL com menos de 3,5 toneladas. Sob a sua marca Lemförder, a ZF Aftermarket fornece uma gama completa de peças de direção e suspensão, incluindo braços de suspensão, barras estabilizadoras e componentes borracha-metal.

É necessário considerar certos pontos na substituição do braço de suspensão do VW T5. Depois de remover a peça antiga, o mecânico deve limpar a superfície de suporte do pino esférico na junta da direção utilizando lixa, seguida de um produto de limpeza adequado. Caso contrário, as partículas de ferrugem e sujidade podem penetrar na junta do novo braço de suspensão através do pino esférico, resultando num desgaste rápido.

Neste veículo ocorre frequentemente o desgaste do apoio da suspensão devido ao rolamento de tamanho inferior no desenho original. Posteriormente, a Volkswagen substituiu o componente por uma versão com um rolamento maior, embora ambas as versões ainda possam ser encontradas no mercado. A ZF Aftermarket oferece ambas as versões, mas aconselha os clientes a fazerem uma atualização para a nova versão onde a original ainda está instalada. Ao retirar as peças afetadas, o técnico da oficina deve sempre verificar qual das duas versões está montada no veículo. Uma placa de mola danificada na primeira versão significa que todo o conjunto terá de se substituído, uma vez que as placas de mola individuais já não estão disponíveis. A oficina deve, portanto, instalar um novo conjunto do apoio da suspensão. A ZF Aftermarket também recomenda a substituição destas peças por eixo para garantir uma manobrabilidade consistente do veículo em ambos os lados.

O mecânico não deve apertar os parafusos e as porcas de montagem com a suspensão ainda em estado de totalmente descarregado. Caso contrário, os rolamentos de borracha ficariam deformados quando baixasse o veículo sobre as rodas. Esta pré-carga indesejável dos rolamentos pode levar a desgaste prematuro. O próximo passo de trabalho é baixar o veículo até que o chassis esteja totalmente comprimido. No entanto, podem existir normas que regulem a posição em que os parafusos e as porcas são apertados em função do modelo do veículo – por isso, tenha em atenção as instruções de montagem do fabricante do veículo. Todos os dados do chassis especificados pelo fabricante do veículo estão relacionados com a conceção.

Um elevador de quatro colunas pode ser útil nesta situação. Permite que os parafusos e as porcas sejam apertados ao binário especificado pelo fabricante. Por último, a oficina de reparação de automóveis deve verificar e proceder ao alinhamento da direção de acordo com as especificações do fabricante.

Muitos artigos novos na gama Lemförder

A ZF Aftermarket está continuamente a expandir a sua gama de componentes de direção e suspensão para veículos comerciais ligeiros. Novas adições ao portfólio incluem:

– Fole do eixo e sistema de direção para o Ford Transit/Tourneo Custom;

– Conjunto da barra transversal de direção e terminais de direção para Citroën Jumpy/Peugeot Expert/Toyota Proace;

– Apoio do eixo traseiro e apoio do estabilizador para VW T5/T6 e Crafter;

– Apoio do eixo dianteiro e braço de suspensão para VW Crafter;

– Braço de suspensão do eixo dianteiro e junta de direção para Renault Kangoo e Mercedes Citan.

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