Ver todas

Back

Zukipeças: Paixão tornada negócio

20 Maio, 2022
192 Visualizações

Apesar de ser um nicho no negócio das peças, não deixa de ser muito interessante a proposta que a Zukipeças trás ao mercado, através da especialização em peças novas para modelos todo-o-terreno da marca Suzuki.

Visitar a Zukipeças, que tem as suas instalações em Matosinhos, às portas da cidade do Porto, é muito mais que visitar um tradicional fornecedor de peças. Hélder Vasconcelos é um profissional que iniciou esta atividade, a que deu o nome de Zukipeças, depois de muitos anos de paixão e devoção ao Suzuki Samurai, que se foi progressivamente transformando também em negócio até aparecer, há cerca de dois anos e em plena pandemia, a Zukipeças. Sendo um grande contador de histórias sobre a sua paixão, não existe parafuso, anilha ou rebite que não conheça dentro de umdos quatro modelos de todo-o-terreno da Suzuki (Samurai, Jimny, Vitara e Grand Vitara),  sendo precisamente esse conhecimento profundo, sobre o qual era muito solicitado por diversos profissionais e particulares que precisavam de peças, que Hélder Vasconcelos passou a disponibilizar peças novas através de uma loja física e de uma loja online.

“Já lá vão mais de 20 anos desde que comprei o meu primeiro Suzuki e de pronto fiquei apaixonado pela simplicidade como um automóvel que consegue ser tão versátil. O facto de ter um gosto “especial por parafusos e reparações” e de serem carros relativamente fáceis de assistir levou-me à procura de peças e a perceber cada vez mais as dificuldades que existiam para as conseguir”, recorda Hélder Vasconcelos, dizendo que “tudo aconteceu de uma forma muito natural, primeiro de forma lúdica através do Grupo Samurai Aventura, dedicado ao Suzuki Samurai, que reunia sempre cerca de 15carros em passeios turísticos em diversos pontos do país, até ao website (www.samuraiavenutra.com) dedicado a este modelo e hoje em dia nas redes sociais”. Em 2019 uma equipa portuguesa participou no Rally da Mongólia ao volante do Suzuki Santana 1.0 e a cobertura foi totalmente feita online com relatos diários no site do Samurai Aventura e nas redes sociais pelo próprio Hélder Vasconcelos, dizendo que “este evento fez acordar este nicho do setor em Portugal e mostrar ao mundo o quanto este tipo de veículos é apreciado por praticantes do todo terreno e mesmo colecionadores”. Esta dedicação ao universo Suzuki ecoou nas equipas espanholas da Suzuki/Santana e após alguns contactos surgiu a representação de peças novas Suzuki em Portugal com um modelo de negócio completamente diferente do vulgar concessionário ou casa de peças.

“A presença Suzuki no mercado português na última década é muito reduzida. Não se encontram veículos no parqueautomóvel português e o acesso às peças torna-se difícil. Queremos começar a inverter isso e pelo menos a nossa parte com o fornecimento de peças e know how está garantida”, explica. Todo este culminar de acontecimentos, levou Hélder Vasconcelos a dedicar-se a100% a este negócio de peças para veículos todo-o-terreno da Suzuki e “sinto que o negócio tem vindo a crescer e que tem potencial para se expandir ainda mais, embora dependa da minha total dedicação ao mesmo, numa aposta muito pessoal”.

Peças para todos os Suzuki
A caminhar para os 3 anos de atividade, e apesar do foco central da empresa  estar nas peças para os Suzuki Samurai,Jimny, Vitara e Grand Vitara que “tenho todas na minha cabeça”, a verdade é que a Zukipeças é também fornecedora de peças para qualquer modelo automóvel da marca Suzuki. “Temos acesso à plataforma de peças Suzuki e isso permite-nos localizar na Europa, qualquer peça para um modelo desta marca”, assegura Hélder Vasconcelos.

Porém, é nos quatro modelos Suzuki que a Zukipeças peças tem o seu foco, podendo disponibilizar peças de reparação para motores e caixas de velocidades, para interiores e componentes elétricos, entre muitas outras peças, sendo que maior dificuldade são “às peças de carroçaria, pois já não há máquinas a estampar essas peças e o Stock existente vai descontinuando, o que nos obriga a recorrer a outros mercados onde a qualidade nem sempre é a melhor”, refere o responsável da empresa.

Apesar de ter algum stock de peças, dentro das que se vendem com mais frequência, Hélder Vasconcelos refere que a logística entre Portugal e Espanha permite ter qualquer peça, para enviar aos seus clientes, em 24 a 48 horas. “Não são só as peças é também todo o apoio e aconselhamento técnico que podemos prestar ao nosso cliente e que não existe em mais lado  nenhum. É isto que faz toda a diferença, o know how. O conhecimento de qualquer sintoma e oque representa nestes modelos 4×4”, refere o gerente da Zukipeças. Para além da loja física, a Zukipeças tem uma loja online (www.zukipecas.pt) cerca de 3.000 fotografias de produtos entre 16.000 referências em sistema. O site é a principal porta de entrada dos clientes, mas o atendimento por telefone/e-mail é o contacto preferencial dos profissionais que procuram peças Suzuki.

“Mesmo os nossos clientes que chegam via online acabam por fazer uma abordagem muito  direta, via telefone, com a Zukipeças, pois a proximidade aos clientes é para nós muito importante. Aliás, sempre que o cliente é profissional, eu faço questão que assim seja, poisapesar de ser muito simples a mecânica destes carros, a verdade é que não são todos iguais e podemossempre ajudar no melhor caminho para a reparação.”, esclarece Hélder Vasconcelos. Para além do site em português, existem também o site www.zukiparts4x4.com, que tem permitido à empresa levar o know how em peças também a nível internacional, que é precisamente uma das apostas para 2022 / 2023.

ZUKIPEÇAS
220 963 470
Helder Vasconcelos
geral@zukipecas.pt
www.zukipecas.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 78 de março de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE