Ver todas

Back

Madeira Auto-Car: Negócio com história e conhecimento

24 Janeiro, 2017

Detentora de cinco marcas automóveis, a Madeira Auto-Car é um histórico na região madeirense, nomeadamente através da marca Ford. Os serviços de peças e pós-venda estão centralizados.

A Madeira Auto-Car, Lda é uma empresa do Grupo Leacock Investimentos, com sede no Funchal. Para além da Ford, é concessionário de mais três marcas (Citroën, KIA e Mazda), às quais junta a Jaguar como reparador autorizado, tendo instalações integradas de vendas, oficinas, peças e colisão / pintura.

O negócio de distribuição de peças é para a Madeira Auto-Car importante, mas o mesmo é dinamizado apenas através do balcão que a empresa tem nas suas instalações, não tendo vendedores exteriores. “Este negócio de peças é muito condicionado pela geografia da ilha, pois o setor oficinal está concentrado no sul, num raio de 25 quilómetros. Por isso, colocar peças nas oficinas é um negócio que não justifica investir nele para o exterior, pois as compras são muito pequenas”, começa por referir Pedro Tavares da Silva, administrador, dizendo que “fazemos as entregas apenas para três ou quatro clientes de grande volume”.

 

 

Cerca de 30% do consumo de peças é feito no exterior, dinamizando regularmente a Madeira Auto-Car campanhas, nomeadamente nas marcas Ford e Citroën, seguindo o alinhamento das campanhas estabelecidas pelas marcas. São também feitas campanhas para a dinamização das oficinas próprias, que permitem chamar clientes destas marcas às oficinas da Madeira Auto-Car. “Temos a nossa política de descontos nas peças para o cliente oficinal. Contudo, a nossa estratégia é ter um negócio equilibrado entre as peças originais e a nossa oficina, para que possamos atrair o cliente a vir às nossas instalações, mantendo-o aqui fidelizado o maior tempo possível”, refere o mesmo responsável, indicando que “aqui na Madeira, o cliente oficina mantém-se por mais tempo fidelizado à casa. Isto é o que acontece aqui connosco face ao que sabemos que acontece no Continente com outras concessões. O facto de ser um meio pequeno e de existir apenas um concessionário para cada marca na Madeira leva a que o cliente se mantenha mais tempo ligado às nossas oficinas”.

Afirmando que se vive uma “guerra desenfreada” nas peças, com excesso de operadores e com stocks sobredimensionados, Pedro Tavares da Silva diz que “não existe mercado para todos, por isso vai ter que se assistir a um reajuste deste negócio. Por isso é que não queremos entrar de forma agressiva nas peças, nem o vamos fazer, até porque não queremos abdicar de mais margem”.

Afirmando que o pós-venda continua a ser o negócio de maior rentabilidade na Madeira Auto-Car, o responsável da empresa considera que “os próximos anos poderão ser de redução na área oficinal, devido à quebra de vendas dos últimos anos, mas o que temos que analisar a curto e médio prazo é a repercussão no pós-venda e peças da entrada dos veículos híbridos e elétricos. Que peças é que se irão vender?”.

Refira-se ainda que uma das maiores unidades de chapa e pintura na Madeira situa-se nas instalações da Madeira Auto-Car, numa área em que a relação com as seguradoras é decisiva, assim como o rent-a-car, fruto dos recondicionamentos.

 


CONTACTOS

MADEIRA AUTO-CAR
Pedro Tavares da Silva
291 702 670
geral@madeiraautocar.com
www.madeiraautocar.com

 

:: LEIA AQUI MAIS ARTIGOS SOBRE AS EMPRESAS NA MADEIRA ::

 

  • Descarregue o PDF completo do artigo –> [download id=”12895″ template=”Madeira Auto-Car”]

 

 

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE