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Sofrapa: Com os melhores tudo é mais fácil

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História da SOFRAPA

Fundada em 1958, sob a sigla R.O.M.A. a SOFRAPA dedicava‐se inicialmente de forma exclusiva à representação de componentes e acessórios dos automóveis franceses (Citroen, Peugeot, Talbot, Simca, etc.). Com a evolução do setor, a SOFRAPA diversificou a área de abrangência da sua oferta, criando unidades de negócio distintas, as especialistas em ORIGINAIS (tornou‐se DISTRIBUIDOR DE PEÇAS SOBRESSALENTES PEUGEOT e DISTRIBUIDOR OFICIAL DE PEÇAS CITROËN) e as especialistas em material diverso selecionado (exigindo certificação de qualidade aos fornecedores e homologação TÜV quando aplicável).

A SOFRAPA evoluiu assim para se tornar um grossista de todo o tipo de componentes auto, garantindo a mais completa oferta no setor, distribuída por várias áreas de negócio.

Com os olhos postos no futuro, e apesar da queda do setor, a SOFRAPA continua a investir, concentrada essencialmente na evolução qualitativa do serviço que oferece ao mercado, munindo‐se, para tal, das melhores condições logísticas e dos melhores profissionais.

A SOFRAPA entende que a melhor forma de apostar nos seus clientes é fornecendo‐lhes os melhores produtos em tempo real, comprometendo‐se com níveis de serviço garantidos e cumprindo escrupulosamente os prazos estabelecidos, mantendo ainda as condições competitivas.

Com uma Frota de 35 ligeiros de mercadorias e recurso a vários transportadores, a SOFRAPA entrega em qualquer ponto do país, de acordo com os prazos estipulados caso a caso.

Cumprir com os nossos clientes é a nossa prioridade.

ENTREVISTA – Ricardo Fernandes (Diretor Comercial Sofrapa)

ricardo-fernandesQuais as razões do forte crescimento comercial da Sofrapa nos últimos anos?
As razões devem‐se à estratégia adoptada por nós, à percepção que temos do mercado, às suas constantes mutações que originam estarmos sempre atentos a tudo o que passa no mercado e à rapidez como nos adaptamos e tomamos decisões. O aumento da nossa gama de produtos, a eficácia no serviço e no atendimento explicam bem o nosso crescimento. Outra das razões é a nossa equipa. Os nossos recursos humanos são, sem sombra de dúvida, a principal força da Sofrapa. Quando se trabalha com os melhores, tudo se torna mais fácil e a envolvência das pessoas no dia‐a‐dia da empresa faz‐nos cada vez mais fortes. Esta cultura organizacional que todos temos dentro da empresa é única e isso torna‐nos uma família. Por isso, cada vez mais acredito que este é o caminho do sucesso. Outra razão, não menos importante, são os nossos clientes. Temos clientes de excelência e exigentes e é essa exigência que nos “obriga” a ser cada vez melhores. Um grande abraço para todos eles.

Quais os momentos mais marcantes para si da Sofrapa?
Em 38 anos de vida conto com 18 anos de Sofrapa. Houve, por isso, muitos momentos marcantes. Quando entrei em 1997 a Sofrapa tinha apenas um armazém e uma loja, hoje temos três armazéns e nove lojas! Direi que houve dois momentos que ficarão na minha memória para sempre. Um deles foi em 2008 na festa dos 50 anos da Sofrapa, onde con‐ seguimos juntar antigos funcionários com os de hoje, num momento único. O outro foi o nosso reconhecimento internacional em 2011, quando vejo o nosso CEO (Dan Menahem) em palco com o antigo chanceler alemão (Gerhard Schröder), para sermos distinguidos como umas das 500 melhores empresas da União Europeia.

Quais as principais apostas da Sofrapa para o futuro?
Para a mim o velho ditado “o segredo é alma do negocio” ainda é valido. Não querendo fugir à questão, nós temos o ano de 2016 com várias apostas em várias frentes do nosso setor, mas gostaria que os nossos clientes tivessem acesso a essa informação em primeiro lugar pelos nossos comerciais, do que divulga‐la já. Aquilo que posso adiantar é que a equipa Sofrapa está toda ela mobilizada para introduzir esta nossa aposta inovadora no mercado. Vamos continuar a apostar na formação, no serviço, no aumento do nosso portfolio e, principalmente, cada vez mais na fidelização dos nossos clientes.

 

ENTREVISTA – Dan Menahem (CEO Sofrapa)

dan-menhaemQual o posicionamento da Sofrapa no mercado grossista de peças em Portugal?
Somos um distribuidor atípico. Conciliamos a venda de peças originais (Peugeot, Citroën, Opel e Fiat) e de concorrência para toda as marcas de automóveis, incluindo lubrificantes e baterias. Queremos claramente posicionar a Sofrapa no pódio no ranking nacional atendendo ao nosso estatuto de líder nas peças PSA e continuar a desenvolver o negócio de peças para o aftermarket. Com uma grande diversidade de produtos seremos menos vulneráveis às variações do mercado e à concorrência. Hoje temos nove lojas e tencionamos ter 15 em 2017 e assim cobrir a integralidade do mercado nacional. O nosso objetivo é estar mais perto dos clientes para os poder servir melhor. Ganhar dimensão permite‐nos ter departamentos mais estruturados (compras, serviços, clientes, logística e cobrança, entre outros). Este negócio é claramente um negócio de volume.

Que mensagem deixa aos clientes e fornece- dores da Sofrapa?
Acima de tudo, obrigado. Obrigado pela confiança que depositam em nós, nas nossas equipas e nos nossos produtos. É esta confiança mútua e honesta que nos permite crescer e estar na vanguarda para um caminho que se quer duradouro. A todos, repito, o nosso obrigado.

Numa altura em que comemora 57 anos, como perspetiva o futuro da Sofrapa no negócio de peças em Portugal?
O negócio vai continuar a concentrar‐se e a estruturar‐se, como no resto do mundo. Vão desaparecer operadores e vão nascer outros por acordos internacionais. Vamos ser invadidos por redes de distribuição e de reparação. Vamos tentar guardar a nossa independência e liberdade e continuar a crescer. Assim preservaremos este prazer que temos a trabalhar juntos tal como uma família. Vamos continuar incorporar no negócio, de forma subtil, as novas tecnologias (ao nível das plataformas B2B), mas sem perder o ADN pelo qual somos conhecidos: a nossa simpatia! Por mais automatizado que seja o negócio no futuro haverá sempre na Sofrapa um “Ser Humano” para ajudar, servir e compreender os nossos clientes. Por isso, se ganharmos um lugar por ano, rumo ao topo da classificação dos distribuidores, estaremos satisfeitos.
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Cronologia SOFRAPA 1958-2015

1958
LOJA DE LISBOA
(mudou de sítio este ano)

1997
ARMAZÉM DE ODIVELAS

2007
LOJA DA MARGEM SUL (primeiro na Cruz de Pau, hoje em S. Marta do Pinhal, Corroios)

2009
REPARADOR AUTORIZADO OPEL

2010
LOJA DA COVILHÃ

2011
ARMAZÉM DE BRAGA COM 4000 M2

2011
LOJA DE MEM MARTINS

2012
LOJA DE COIMBRA

2014
LOJA DO PORTO

2015
LOJA DE ALVERCA

2015
STAND DE AUTOMÓVEIS SEMI-NOVOS

 

LOJAS

SEDE – Odivelas

219 379 970 – sofrapa.sa@sofrapa.pt

ALVERCA

219 501 235 – balcao.alverca@sofrapa.pt

BRAGA

253 307 050 – balcao.braga@sofrapa.pt

COIMBRA

239 497 640 – balcao.coimbra@sofrapa.pt

CORROIOS

212 256 505 – balcao.margemsul@sofrapa.pt

COVILHÃ

275 333 397 – balcao.covilha@sofrapa.pt

LISBOA

213 121 430 – balcao.lisboa@sofrapa.pt

SINTRA

211 946 144 – balcao.sintra@sofrapa.pt

ODIVELAS

219 379 970 – balcao.odivelas@sofrapa.pt

PORTO

223 248 020 – balcao.porto@sofrapa.pt

 

CONTACTOS

SOFRAPA
219 379 970
sofrapa.sa@sofrapa.pt
www.sofrapa.pt

 

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