Ver todas

Back

A tecnologia inovadora dos filtros UFI

A UFI, criada em 1972 na Itália, é um fornecedor global, líder em inovação em todas as áreas de filtragem de fluidos para aplicações automóveis.

UFIOs filtros de óleo UFI utilizam a mais alta tecnologia, sendo líderes no seu setor, tendo adquirido o seu know-how para o fornecimento de OE através da sua atividade em setores que exigem a mais alta tecnologia – desde corridas de automóveis até à exploração espacial. A UFI detém 114 patentes em sistemas de filtragem.

Os módulos de filtro de óleo, spin-ons e cartuchos desenvolvidos e fornecidos pela UFI contribuem com cerca de 30% para as vendas totais do grupo e representam o seu segundo maior volume de negócios.

Necessidade de filtragem de óleo, novos requisitos e soluções

O desgaste normal de um motor a funcionar gera partículas abrasivas de poeira e fuligem (resíduos de combustão). Enquanto o óleo está a lubrificar e a arrefecer as partes móveis de um motor, essas partículas são enviadas para o depósito.

Para remover estas partículas nocivas, é necessário um bom filtro de óleo para que o óleo possa voltar a circular em torno do sistema de lubrificação e evitar desgaste ou danos desnecessários.

Os novos requisitos para motores modernos e de alta potência que determinam a necessidade de filtragem extrema de óleo podem ser divididos em dois aspetos:

  • A evolução dos lubrificantes: novo óleo de “longa vida”; novos aditivos para aumentar a lubricidade; presença de “fuligem” e biodiesel no óleo; óleos minerais e não minerais e a sua degradação e contaminação devido à regeneração de DPF (Filtros de partículas de diesel).
  • A evolução dos motores: sistemas de arranque e paragem que aumentam as perdas de pressão do sistema; novos motores Euro 6 e motores Euro 7 no futuro; redução de motores.

UFI

Para assegurar o bom funcionamento dos motores, a UFI desenvolveu novas soluções de filtragem e meios inovadores, que consistem principalmente em fibras sintéticas que também podem interagir com a fuligem e o biodiesel, com as seguintes características físico-químicas: fibras mais finas, superfícies mais suaves com grau limitado de aderência; alto índice de permeabilidade, que permite uma menor queda de pressão do sistema de óleo do motor.

Um dimensionar correto dos cartuchos permite alcançar um maior nível de eficiência de filtragem e evita o entupimento do filtro. A consecução de metas estabelecidas por regulamentos também é obtida através: do desenvolvimento de módulos “verdes”, que reduzem o impacto ambiental; da integração de múltiplas funções dentro do módulo de óleo e da redução das dimensões e do peso dos motores.

A UFI sempre esteve na vanguarda da tecnologia, apresentando várias inovações revolucionárias, o que ajudou os clientes a resolver problemas. Um dos mais importantes contributos para este sucesso é a capacidade da UFI de desenvolver os seus produtos sintéticos de forma adaptada às necessidades dos clientes e, assim, diferenciar a empresa da concorrência. Entre os inúmeros sucessos, os mais importantes estão relacionados à introdução de produtos sintéticos nos seus filtros.

UFIModularização de filtros de óleo no mundo OE

O desenvolvimento do motor tecnológico, como a redução ou a atualização do desempenho em termos de consumo de combustível e emissão sem comprometer a potência, levou a um forte aumento nos requisitos tecnológicos em termos de filtragem.

Além disso, o espaço sempre decrescente conduz consequentemente a uma tendência de redução do número total de componentes, isto é, a integração de funções num só módulo.

Por isso, os filtros devem ser mais leves (graças ao uso de peças de plástico e metal especial) e devem ser combinados em várias funções que serão integradas nos módulos de filtragem.

O alto grau de integração vertical dos filtros UFI é um dos principais fatores de sucesso pelo qual os clientes OE confiam na tecnologia de filtros da UFI e na sua capacidade de integrar diferentes funções em módulos de filtro complexos.

Produtos e gamas de filtros UFI

Para o mercado de pós-venda independente, a UFI produz e distribui uma gama completa de filtros de óleo de rolos de última geração e eco para automóveis de passageiros, veículos comerciais e autocarros ligeiros e pesados, veículos industriais e agrícolas, bem como motos. Cerca de 520 referências cobrem mais de 98% do parque de automóveis europeu. A UFI é líder tecnológico no setor.

PALAVRAS-CHAVE