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Bosch celebra 90 anos de sistemas de travagem

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A Bosch celebra, este ano, 90 anos de produção de sistemas de travagem, o mais importante de todos os componentes de travagem dos veículos.

Os travões pneumáticos apresentados pela Bosch em 1927 aumentaram significativamente a segurança rodoviária. Graças a esta invenção, a distância de travagem dos veículos comerciais contemporâneos foi reduzida em um terço. Um ano depois, a Bosch apresentou um sistema compacto de assistência à travagem para automóveis de passageiros.

Em 1936, a base dos modernos sistemas de travagem antibloqueio foi lançada pelos engenheiros da Bosch quando a marca registou a patente para um “mecanismo para evitar o bloqueio das rodas num veículo a motor”. Mas apenas em 1978, a poderosa tecnologia digital permitiu a produção em série de um ABS (sistema de travagem antibloqueio).

Até agora, os desenvolvimentos da Bosch, como o ABS, o sistema de controle de tração TCS lançado em 1986, baseado no ABS, e o programa de estabilidade eletrónica ESP lançado em 1995 tornaram-se os componentes mais importantes para uma travagem segura.

Durante 90 anos, os engenheiros da Bosch estabelecem novos padrões que tornaram os veículos mais seguros, através de inovações técnicas, invenções e patentes para sistemas de travagem. Até agora, os sistemas de travagem antibloqueio tornaram-se um padrão na engenharia automóvel.O programa de estabilidade eletrónica ESP é um requisito legal em vários países. Além destes sistemas eletrónicos, os desenvolvimentos da Bosch também melhoraram o desempenho seguro de todos os outros componentes de travagem.

Em 1983, por exemplo, o lançamento dos discos de travão com alto teor de carbono melhoraram significativamente o desempenho de travagem em veículos pesados. Entre 2001 e 2012, várias inovações tiveram impacto no desenvolvimento de pinças de travagem.

Em 2016, a Bosch apresentou os inovadores fluidos de travão de alto desempenho ENV6 e ENV4, garantindo uma reação rápida e um desempenho confiável dos modernos sistemas de travagem.

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Através de técnicas de produção inovadoras e de novas misturas de materiais, a Bosch conseguiu fazer progressos em termos de pastilhas de travão, as quais devem transmitir a força de travagem de uma forma confiável, travando com segurança.

No que se refere ao desenvolvimento de travões, os regulamentos de trânsito que diferem muito de um país para outro devem ser considerados, bem como os limites de velocidade e regulamentos ambientais. A Bosch produz, portanto, muitas pastilhas de travão diferentes, por forma a atender a requisitos regionais específicos.

Em 2010, por exemplo, Estados Unidos, nomeadamente Washington e a Califórnia, emitiram leis para reduzir a quantidade de cobre usado nas pastilhas de travagem. Como consequência, os engenheiros da Bosch desenvolveram uma mistura de travão sem cobre, o que se tornou na primeira de travão sem cobre no mercado, oito anos antes da entrada em vigor desta lei. O pedido de patente foi arquivado pela primeira vez em 2014.

Mesmo no mercado da UE, a Bosch já oferece pastilhas de travão livres de cobre – embora ainda não sejam legalmente exigidas.

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