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Dossier autocarros: Carlos João, da MAN Truck & Bus, “Desenvolvemos uma estratégia global, adaptando os serviços à necessidade dos clientes”

16 Janeiro, 2018

Carlos João, Director Comercial MAN Truck & Bus Portugal e Cabaça Ramos, Director Após-Vendal MAN Truck & Bus Portugal, revelam à Pós-Venda as especificidades do mercado dos autocarros e do serviço pós-venda da dedicado a este setor em Portugal.

Qual a sua opinião sobre a evolução do mercado de autocarros em Portugal?

Carlos João: O mercado dos autocarros em Portugal tem vindo a decrescer 8,3% face a 2016, mas está neste momento a movimentar-se devido ao turismo e à antiguidade das frotas em Portugal, o que se traduz na abertura dos concursos públicos, nomeadamente dos STCP e Carris .

Quais os segmentos que mais se têm destacado no mercado? Porquê?

Carlos João: O segmento que mais se tem destacado em Portugal é o de Turismo, muito devido à substituição de frota com as novas normas ambientais EURO.

Qual vai ser a evolução do mercado de autocarros em Portugal nos próximos anos?

Carlos João: Nos próximos anos veremos o segmento dos urbanos a evoluírem devido à entrega das viaturas dos concursos públicos dos STCP e Carris, assim como os de Longo Curso.

Quantos autocarros a marca vendeu em Portugal em 2017?

Carlos João: Neste momento vendemos 54 autocarros mas o ano ainda não está fechado, temos várias propostas ainda em muitos clientes, e face ao excelente produto vamos ainda aumentar com certeza este número.

Qual o parque circulante da vossa marca em Portugal?

Carlos João: 722.

Qual foi o mais recente lançamento no mercado português e suas características?

Carlos João: O mais recente lançamento no mercado português foi o nosso novo autocarro NEOPLAN Tourliner, que é uma marca da MAN que oferece às empresas de autocarros um novo modelo de entrada no sector de autocarros premium. A flexibilidade de utilização – de longo-curso a turismo – os inúmeros sistemas de assistência como LGS, ACC, Efficient Cruise, EBA e a excelente aerodinâmica tornam o NEOPLAN Tourliner um autocarro verdadeiramente polivalente. Como todos os autocarros, este também beneficia das melhoradas funções de motor e transmissão, que agora oferecem maior binário e mais potência com menos consumo, graças à cadeia cinemática optimizada. Os pontos de destaque com novo design são claramente as luzes de condução diurna LED com óptica “angel eye”, que no futuro decorarão todos os autocarros NEOPLAN.

MAN

Como funciona o vosso Pós-Venda (manutenção / reparação)?

Cabaça Ramos: O nosso Após-Venda é assegurado por 11 oficinas em todo o país e está estruturado de forma a que todas as oficinas tenham competências para dar assistência a qualquer tipo de veiculo MAN, nomeadamente autocarros MAN ou NEOPLAN.

Têm oficinas próprias e / ou subcontratadas?

Cabaça Ramos: Das 11 oficinas que compõem a nossa rede só uma é da MAN Truck & Bus Portugal, e está situada na zona do grande Porto. As restantes são oficinas de capital privado.

Principais argumentos no Pós-venda?

Cabaça Ramos: O Após-Venda da MAN Truck & Bus desenvolve uma estratégia global, adaptando os produtos e serviços à necessidade dos clientes. Prova disso é o actual portefólio de produtos de Após-Venda, onde se destaca os contratos de Manutenção e de Manutenção e Reparação. Tendo o nosso contrato de Manutenção e Reparação “MAN ComfortSuper” uma abrangência global do produto, não faz sentido ter outro qualquer produto associado. No entanto ao nosso contrato de Manutenção “MAN Comfort”, que abrange todas as manutenções periódicas, pode ser associada a uma extensão de garantia, assegurando ao cliente a isenção de custos em caso de avaria. Tal como já mencionado, para além dos contratos de Manutenção “MAN Comfort” e do contrato de Manutenção e Reparação “MAN ComfortSuper” temos o “MAN ComfortPlus”, que é o contrato de manutenção associado a uma extensão de garantia. As extensões de garantia podem ser de “cadeia cinemática” ou para o “veículo completo”. Qualquer destas extensões podem ser adquiridas até um período de 5 anos e quilometragem especificada. O novo produto  “MAN breakdown assistance” vem complementar os nossos contratos de manutenção e as extensões de garantia. Este produto, com um custo fixo, garante o reboque da viatura para a oficina mais próxima, durante o período de tempo contratualizado e limitado ao número de intervenções. Com o lançamento já este ano, destacamos a duplicação do período de garantia das peças Originais MAN, (2 anos de garantia) comercializadas e aplicadas pela nossa rede de serviços. Esta duplicação é extensível ao serviço em si, ou seja, em caso de avaria da peça aplicada numa oficina da rede MAN, a garantia cobre não só o custo da peça mas também a mão-de-obra necessária para a sua reposição.

Existem contratos de manutenção?

Cabaça Ramos: Sim, e tal como mencionado anteriormente são um dos argumentos relevantes para os nossos clientes. Os contratos de Manutenção e de Manutenção e Reparação anteriormente falados existem quer para autocarros quer para camiões, bem como as extensões de garantia, da cadeia cinemática e do veículo completo. De salientar que no caso das grandes frotas de autocarros, podemos adequar os nossos serviços à necessidade do cliente.

Que especificidades existem na manutenção / reparação de autocarros?

Cabaça Ramos: Ao nível técnico a especificidade dos autocarros não é muito diferente do veículo camião, motor, sistema de travagem etc, sendo no entanto cada vez mais complexa. No entanto, já no que concerne ao conforto da viatura, bem-estar do passageiro e prontidão da intervenção na viatura, aí sim, temos que ter oficinas com  pessoal capacitado tecnicamente ao nível da carroçaria, onde se incluem as reparações de portas, ar condicionado, bancos, multimédia e disponibilidade, pois sendo um veículo de transporte de passageiros, nem sempre é possível fazer a sua substituição.

Existe disponibilidade de peças para quem pretenda fazer a manutenção da sua própria frota?

Cabaça Ramos: Correto, as oficinas têm stocks otimizados para os veículos afetos à sua zona de influência. No entanto, caso a oficina não tenha a peça e a mesma exista no nosso armazém em Espanha, a mesma será entregue no dia seguinte à primeira hora da abertura da oficina. As peças que tenham que vir diretamente da MAN AG (Alemanha) têm um prazo de entrega entre 48 a 72 horas, dependendo da dimensão e peso da peça.

Para os clientes com oficinas próprias, para além da disponibilidade de peças também realizamos acordos de compras de peças que podem ser extensíveis também aos serviços prestados em toda a rede da MAN em Portugal. Este tipo de acordos está em crescendo, pois face à complexidade cada vez maior dos veículos, a procura de parceiros externos para realizar os serviços de manutenção e manter a operacionalidade da frota elevada poderá ser uma das vias.

Como é que as novas tecnologias (novos sistemas de propulsão) afetam o negócio do Pós-venda nos Autocarros?

Cabaça Ramos: As novas tecnologias, nomeadamente os novos sistemas de propulsão, não nos afetam, bem pelo contrário, pois em nosso entender é mais uma vertente das competências do Após-Venda. O Após-Venda, como qualquer outro ramo de actividade, tem que se adaptar às mudanças quer dos produtos quer das necessidades dos clientes. Neste contexto, a MAN está atenta às mudanças de paradigma que estão a ocorrer e a fazer as respetivas adaptações.

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