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Dossier plataformas B2B: João Cruz, Sofrapa: “A nossa plataforma representa cerca de 50% dos pedidos”

7 Fevereiro, 2018

As plataformas B2B têm vindo a ganhar força e tornaram-se, em pouco tempo, uma das ferramentas mais importantes no dia-a-dia dos vários players. João Cruz, da Direção de marketing da Sofrapa, dá a conhecer os serviços disponibilizados pela empresa neste âmbito.

Qual a data de lançamento da vossa plataforma B2B?
A nossa plataforma B2B foi lançada em 2011, e foi renovada em 2016.

A vossa plataforma de peças é aberta a retalhistas de peças e oficinas ou só para retalhistas de peças?
Sim, esta disponível para todos os clientes profissionais, sejam retalhistas ou oficinas.

Quais são, por tópicos, as principais funcionalidades da vossa plataforma B2B?
A mais importante é conseguirem consultar o stock dos armazéns onde estão afetos para saberem os prazos de entrega. Podem ainda fazer encomendas, consultar a conta corrente, imprimir cópias de faturas e notas de crédito. Tem à disposição catálogos de lubrificantes, aditivos, baterias e acessórios onde além da informação TECDOC podem comparar os diversos produtos. Podem ativar garantias, pedir devoluções, criar diversos utilizadores internamente.

Foram recentemente ou vão ser introduzidas algumas novidades na vossa plataforma B2B. Quais?
Estamos em constante melhoria, é a vantagem de possuir uma equipa interna de programação e desenvolvimento. Para 2018 queremos aumentar o leque de clientes com acesso ao nosso webservice. Vamos ainda passar a dispor de um serviço de carregamento de compras por ficheiro, o cliente passa a poder carregar um ficheiro de Excel com as referências e quantidades de uma só vez.

O que representam as vendas online atualmente (via a plataforma B2B)?
Atualmente, a nossa plataforma representa cerca de 50% dos pedidos efetuados (entre 400 a 600 pedidos por dia).

Qual o endereço web direto para a plataforma B2B?
https://clientes.sofrapa.pt/login.php

Que funcionalidades futuras poderão vir a ter as Plataformas B2B?
“Consultar stocks, preços e fazer encomendas online passará a ser vital em qualquer negócio ligado às peças. As oficinas, porque não querem ter as viaturas dos clientes imobilizadas à espera de peças, os retalhistas, para conseguirem satisfazer os clientes oficinais. Por sua vez, cabe aos distribuidores “construírem” plataformas fáceis e intuitivas para que os clientes se habituem a utilizar as mesmas. Acredito que, no futuro, mais do que o preço, a qualidade da informação prestada por estas plataformas assim como o serviço de logística vão ser decisivos para o cliente escolher o seu parceiro”.

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