As plataformas B2B são atualmente uma parte importante do negócio das empresas. Tiago Domingos, responsável de comunicação da Auto Delta, dá a conhecer à Pós-Venda como funciona a plataforma da empresa.
Qual a data de lançamento da vossa plataforma B2B?
Pode-se considerar a Auto Delta como uma empresa pioneira, pois a nossa plataforma B2B está aberta desde 2007. Esta foi uma opção tomada ainda quando grande parte do mercado não estava consciente dos benefícios que a utilização da internet poderia ter para o aftermarket.
A vossa plataforma de peças é aberta a retalhistas de peças e oficinas ou só para retalhistas de peças?
O nosso foco principal está nos retalhistas de peças e são eles que têm acesso à nossa plataforma, que acaba por ser uma ferramenta de trabalho muito importante para o desenvolvimento dos seus negócios.
Quais são, por tópicos, as principais funcionalidades da vossa plataforma B2B?
Em primeiro lugar, o nosso parceiro tem a informação atualizada do que é a nossa oferta, ou seja, o que está disponível em stock nas instalações da Auto Delta. Depois, poderá também utilizar uma funcionalidade que já é essencial, a pesquisa por matrículas. Esta é uma ferramenta que tornou muito mais simples e eficaz a identificação de artigos para uma determinada viatura. Por último, também destacamos a informação da oferta das marcas nossas parceiras. Na verdade, quem consulta o nosso portal tem acesso à informação sobre os componentes, mesmo que estes não estejam disponíveis em armazém, possibilitando a sua encomenda através da nossa equipa comercial.
Foram recentemente ou vão ser introduzidas algumas novidades na vossa plataforma B2B. Quais?
A nossa plataforma B2B tem estado a ser pensada e preveem-se algumas alterações num futuro próximo. A principal novidade irá para a mais eficaz informação da disponibilidade do nosso stock. Apesar de a mesma já ser visível, esta irá ser mais escalpelizada, com informação das existências tanto nas nossas instalações de Leiria e Castelo Branco, como de todo o material em trânsito.
O que representam as vendas online atualmente (via a plataforma B2B)?
Apesar do facto de a Auto Delta ter feito uma aposta na plataforma B2B ainda numa fase em que nem todos acreditavam neste tipo de ferramenta, a mesma revelou-se um dos fatores impulsionadores do crescimento verificado nos últimos anos. Assim, podemos afirmar que hoje 90% da faturação da Auto Delta é proporcionada pela nossa plataforma B2B.
Qual o endereço web direto para a plataforma B2B?
Que funcionalidades futuras poderão vir a ter as Plataformas B2B?
Não se prevê uma reinvenção ou uma reformulação do que são as plataformas B2B no futuro próximo. Porém, a evolução que se deverá verificar tem muito que ver com a rapidez de informação. Para continuarmos a ser competitivos e competentes, teremos de disponibilizar mais cedo e com mais eficácia a informação que temos em nosso poder, seja através das novidades que podemos oferecer ao mercado até à simples informação de stock.