A história casa de pneus madeirense, Vulcanizadora 25 de abril, está de parabéns por ter atingindo um marco muito importante, os 50 anos de atividade.
A Vulcanizadora 25 de abril – Arnaldo & Berenguer, Lda nasceu do espírito empreendedor e visionário dos seus fundadores – António e Angelina Berenguer, que a 17 de julho de 1974 constituem a empresa. O termo “Vulcanizadora” deveu-se ao facto da vulcanização ser um dos serviços prestados na área dos pneumáticos, identificando assim a atividade a que a empresa se dedica. “25 de Abril” pelos acontecimentos de então muito recentes, que são um marco histórico na mudança política, económica e social de Portugal.
“Estamos pois a comemorar as nossas bodas de ouro! Razão para nós de grande honra e orgulho, o dar continuidade a este legado dos nossos fundadores, o fazermos parte duma empresa estável e com capacidade de adaptação, com forte presença e de elevado reconhecimento regional e nacional, que é PME líder e excelência há vários anos, detemos uma equipa de trabalho que se empenha no que faz, que possui conhecimento da atividade e que contribui diariamente para que os veículos rodem em segurança no mercado onde atuamos”, afirma Ricardo Berenguer, gerente da Vulcanizadora 25 de abril, explicando que a empresa se diferencia “pela tecnologia de ponta que dispomos e que são permanentemente alvo de atualização, pela aposta na formação da nossa equipa, pelos serviços diversificados com qualidade que prestamos na área automóvel, tais como montagem de pneus, alinhamento de direção, calibragem de rodas, carregamento de ar condicionado, focagem de faróis, revisões, mudança de travões e de óleos, e outros serviços mecânica, bate-chapas e pintura (com tintas amigas do ambiente). Somos reconhecidos pelos nossos clientes nos nossos serviços que marcam a diferença na condução, pela nossa qualidade e diversidade de produtos e serviços ao dispor, bem como pelo nosso contributo para que rodem em segurança.
É também motivo de orgulho para a empresa ser representante das principais marcas de pneus a nível internacional, trabalhando diretamente com as marcas, e disponibilizando aos seus clientes grande variedade e stock para entrega imediata. “Ao longo dos anos, vários desafios têm sido vencidos”, diz o mesmo responsável.
No ano de 1975, a empresa na senda da inovação e perante a evolução do mercado internacional dos pneus, procurou uma forma de reutilizar as carcaças, tomando a decisão de implantar a fábrica de rechapagem a frio de pneus comerciais e pesados na Estrada da Fundoa. Onde atualmente, num edifício mais amplo e atual, continua a laborar a fábrica de rechapagem de pneus, processo que se revelou um sucesso e que permite a redução da pegada ecológica, com a reutilização dos pneus usados dando-lhe uma nova vida, bem como o posto de assistência a pneumáticos, tanto ligeiros como pesados ou industriais, serviços de mecânica, bate-chapas e pintura, e onde se localiza o armazém central da empresa, com mais de 14 mil pneus.
Houve nova expansão em 1989, com a abertura de um posto de assistência a pneumáticos no Entreposto da Cancela, onde atualmente comercializa e presta assistência a pneus ligeiros.
No ano de 1993, com a abertura do primeiro Parque Empresarial da Cancela a empresa não poderia deixar de estar presente no mesmo e volta a inaugurar, um novo posto de assistência a pneumáticos, onde atualmente, completamente remodelado, continua a prestar serviços a pneus de viaturas ligeiras e comerciais e serviços de mecânica.
Tendo em conta a diversidade de ocorrências e pelas necessidades do mercado, equipou uma carrinha de assistência à estrada, preparada para montar e desmontar pneus ligeiros, pesados ou industriais, efetuar reparações nos pneus, substituir baterias, entre outros serviços. E que tem sido uma ajuda facilitadora a muitos que ficam na estrada.
Em 2013, volta a expandir com a abertura de um novo posto no Parque Empresarial da Zona Oeste (Pezo), onde disponibiliza produtos e serviços a pneus ligeiros e pesados, serviços de eletricidade auto e mecânica.
A aposta em equipamento com tecnologia de ponta tem sido contínua, ocorrendo uma constante preocupação em apetrechar os postos de assistência com moderna tecnologia, os colaboradores com formação, permitindo a prestação dos serviços com qualidade, maior rapidez e eficiência visando a satisfação do cliente. “Temos também feito parcerias com fornecedores, diversificando os produtos que temos disponíveis indo de encontro às necessidades dos clientes. O investimento em stock tem sido também uma constante preocupação, permitindo ter disponíveis produtos, com gamas diversificadas e atuais, para entrega imediata, mesmo apesar de conjunturas internacionais nem sempre favoráveis”, revela Ricardo Berenguer, explicando que “cada vez mais as alterações nas exigências do mercado são constantes, novas medidas pneus, evolução dos veículos a circular com outros requisitos, e a Vulcanizadora 25 de Abril, tem tido sempre isso em consideração, adaptando-se, o que lhe permite oferecer serviços diversificados e com qualidade, procurando sempre contribuir para que se rode em segurança”.
Para concluir, Ricardo Berenguer não deixa de agradecer “à nossa equipa de profissionais que é competente e dinâmica. O excelente trabalho conjunto tem-nos permitido atingir bons resultados, a par das parcerias que temos estabelecido ao longos destes anos com fornecedores e terceiros, sendo os nossos clientes o nosso mote, o que nos motiva a querer melhorar, crescer, privilegiar e apostar na qualidade dos nossos serviços e produtos distinguindo dos demais, indo de encontro à suas necessidades”.