Inovação e proximidade ao cliente são dois factores essenciais na estratégia da Festool. O fabricante alemão vai continua a investir de forma sustentada na sua capacidade de inovação e continua a apostar numa estreita proximidade com o cliente.
A Festool permanecerá sempre fiel à inovação e investirá sempre de forma sustentável na sua capacidade para tal, com o objetivo de assegurar, a longo prazo, a sua posição como empresa familiar independente. Recentemente, a marca alemã adquiriu um novo centro de desenvolvimento e, além disso, investiu nos seus processos de produção, tanto a nível nacional como internacional.
Barbara Austel, neta do fundador Gottlieb Stoll e sócia da Festool afirma que: “Desde há mais de 90 anos que demonstramos que a tradição e a capacidade de inovação se completam na perfeição. Pois, com base na nossa competência inovadora e tecnológica, desenvolvemos ferramentas que alcançam os melhores resultados no que se refere a precisão, longevidade, ergonomia e design.”
O exigente equilíbrio entre tradição e inovação é conseguido pela Festool, acima de tudo, devido à sua estreita ligação com as empresas artesanais. Além disso, a Festool concentra-se num plano de investimentos sustentável que garanta que os lucros obtidos sejam utilizados em questões a longo prazo importantes para o futuro no seio da empresa. Neste sentido, Festool tem investido na expansão da área de desenvolvimento. Foi construído um centro de desenvolvimento ultramoderno, completamente novo na sede, em Wendlingen. Neste contexto, futuramente serão também contratados vários engenheiros e especialistas para continuar a reforçar a capacidade de inovação da empresa e para desenvolver ferramentas elétricas para as mais elevadas exigências do futuro.
Festool: sempre do lado dos seus clientes
No desenvolvimento de novos produtos Festool, os aspetos mais relevantes são a robustez, a fiabilidade e a precisão. Por isso é que desde há muito tempo que a marca goza de um elevado reconhecimento na área das ferramentas eléctricas portáteis. Desde o início que a empresa produz, essencialmente, na Alemanha. Aí, o importante é o elevado padrão de qualidade para cada um dos, na totalidade, 14.500 componentes da gama da Festool. Barbara Austel conclui: “A Festool desenvolve ferramentas leves, robustas e fáceis de utilizar. Pretendemos que os nossos clientes sejam eficientes e tenham prazer em trabalhar com ferramentas Festool“. O sucesso pode ser comprovado em todo o mundo, pois atualmente os produtos da Festool estão disponíveis em mais de 80 países. A Festool debruça-se, entre outros, sobre o tema Trabalhar de forma saudável. Graças aos seus sistemas de aspiração bem pensados “Made in Germany”, a Festool garante um ambiente de trabalho mais limpo e, consequentemente, mais saudável na oficina e em trabalhos de montagem. A marca de sucesso de Wendlingen é a única fabricante no ramo, com desenvolvimento e produção próprios de um sistema perfeitamente coordenado de ferramentas e aspiradores móveis.
Capacidade comercial global – serviço de assistência ao cliente de primeira classe
Para continuar a reforçar os seus canais de venda e simultaneamente dar resposta à crescente procura na América do Norte, a Festool está neste momento também a investir de forma reforçada na expansão da fábrica de Lebanon em Indianápolis nos EUA. Aqui estão, de momento, a ser aplicadas outras medidas de expansão do edifício de administração assim como de uma pequena parte de uma linha de produção. O principal centro de produção da Festool continua a ser em Neidlingen, perto de Estugarda e em Illertissen, perto de Ulm, de modo que, mesmo de futuro, mais de 80 porcento das máquinas Festool continuarão a ter a etiqueta “Made in Germany”. Mas, a Festool não é especialmente inovadora somente no que diz respeito a ferramentas. Em finais de fevereiro de 2016 a Festool, juntamente com a empresa americana 3M, tornou público que irão iniciar uma cooperação comercial estratégica no segmento do Automotive Aftermarket. A partir de 2017, os agentes comerciais do sector automóvel na Europa serão sucessivamente acompanhados pelo forte parceiro comercial 3M. “Para este segmento especial utilizamos a capacidade comercial da 3M”, afirma Barbara Austel. “Estamos convencidos de que esta é a melhor solução para a pintura de automóveis, pois agora está à disposição, a nível mundial, uma rede de agentes comerciais maior” e acrescenta: “Neste ponto, é importante mencionar que a cooperação com a 3M apenas diz respeito à comercialização das nossas ferramentas. Tanto o desenvolvimento como a produção das ferramentas Festool continuarão nas nossas mãos. O mesmo é válido para as nossas prestações de garantia no âmbito da oferta do SERVICE all-inclusive‘. Concretamente, isso significa que: Onde se encontrar o nome Festool, encontra-se também a já habitual qualidade Festool.” A vantagem da cooperação com a 3M é óbvia: as oficinas de pintura automóvel recebem as ferramentas elétricas e pneumáticas de elevada qualidade, assim como as respetivas tecnologias de aspiração, que continuam a ser made by Festool – conjugado com o serviço de assistência ao cliente Festool – só que através da via comercial da 3M.
Experimentar a Festool ao vivo: no Roadshow e na Automechanika 2016
Tendo em conta os sucessos dos anos anteriores, a Festool continua a apostar nos seus Roadshows – em toda a Europa e agora também nos EUA. Aí, os clientes podem informar-se diretamente junto do fabricante, experimentar e testar as ferramentas e, principalmente, obter conselhos diretamente do fabricante. Atualmente, o camião automotive systems está a fazer algumas paragens nos distribuidores de Portugal e Espanha.
Além disso, a Festool automotive systems apresenta-se este ano na Automechanika num stand de 360 m2, a maior e principal feira a nível mundial para a indústria automóvel, de 13 a 17 de setembro de 2016 em Frankfurt am Main.
Mais informações em www.festool.es