Ver todas

Back

Varta apresenta nova bateria AGM xEV destinada a veículos híbridos e elétricos

14 Março, 2023

A Varta apresentou hoje em Madrid, evento onde a Pós-Venda marcou presença, a nova Varta AGM xEV, uma bateria concebida para todos os veículos híbridos e elétricos.

A União Europeia tem como objetivo reduzir de forma significativa as emissões de carbono dos veículos, visando uma redução de 40% até 2030 em comparação aos níveis de 2021. Com esta meta, de acordo com o Instituto de Estudos Avançados de Viena, prevê-se que os veículos elétricos representem cerca de um terço das matrículas de veículos novos em 2025 e que os híbridos e veículos elétricos a bateria representem mais de metade das vendas de veículos novos na Europa até 2030.

Como membro da União Europeia, Portugal está a trabalhar ativamente para reduzir as emissões dos seus veículos. Este objetivo faz parte dos esforços do país para ser mais sustentável do ponto de vista ambiental e reduzir a sua pegada de carbono. Para atingir esta meta, o Governo implementou diferentes medidas e iniciativas que visam promover o uso de veículos elétricos, incluindo a construção de uma ampla infraestrutura de carregamento e o apoio ao desenvolvimento da indústria de mobilidade elétrica.

Ao mesmo tempo em que Portugal e a Europa trabalham para alcançar um futuro mais sustentável através de veículos ecológicos, a VARTA está preparada para apoiar esta transição com as suas novas baterias xEV. Esta linha incorpora os últimos avanços em baterias e é uma solução essencial para a mobilidade elétrica.

Ao incorporar os últimos avanços em baterias, a linha VARTA xEV “posicionará a empresa para desempenhar um papel significativo na eletrificação da indústria automobilística”, tal como indica Riccardo Borzoni, Diretor Regional do Sul da Europa.

Potência confiável para todas as funções de conforto e segurança

Nos veículos elétricos, a bateria de íon-lítio de alta voltagem é responsável por alimentar o trem de força, enquanto que a bateria de 12 volts mantém o sistema elétrico interno e as suas funções de segurança, eficiência e conforto. Isto significa que, mesmo quando a bateria de alta voltagem é desativada, a bateria de 12 volts garante que o veículo elétrico possa continuar a funcionar de forma eficaz.

Em conclusão, para funcionar de maneira ótima, os carros elétricos precisam de uma bateria de 12 volts fiável que suporte os ciclos constantes de carga e descarga. Roberto Beesmans, Key Account Manager na Clarios, observa que “uma seleção incorreta da tecnologia da bateria, que não é capaz de lidar com os requisitos de potência do veículo, pode levar a falhas prematuras”. Por este motivo, é crucial substituir as baterias originais por outras que atendam aos mesmos padrões. As baterias VARTA AGM xEV, especialmente desenhadas para veículos elétricos, atendem aos requisitos estabelecidos pelos fabricantes de equipamentos originais. A Clarios, através da sua marca VARTA, é líder mundial na fabricação de baterias e um dos principais fornecedores de equipamentos originais para as principais empresas de automóveis e veículos comerciais.

Soluções versáteis para aplicações exigentes

Atualmente, a linha de produtos VARTA xEV abrange 97% dos veículos do segmento xEV e será expandida de acordo com as necessidades e evolução do mercado. Desta forma, a Clarios estará preparada para todos os veículos xEV com uma ampla gama de baterias de baixa voltagem que trabalham em perfeita harmonia com as baterias de alta voltagem. Isto garante um desempenho ótimo do veículo, potência constante, e total segurança para veículos híbridos completos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e a hidrogénio.

Conhecimentos sobre baterias para os profissionais de oficinas

Apesar de ainda haver poucas oficinas especializadas em veículos elétricos em Portugal, é essencial que os profissionais do sector se preparem para a integração dos veículos elétricos, especialmente agora que as baterias de 12 volts das primeiras gerações de carros híbridos e 100% elétricos estão a chegar ao fim da sua vida útil e precisam de ser substituídas.

“As baterias de 12 volts continuarão a ser um componente fundamental nos veículos elétricos, da mesma maneira que acontece com os veículos com motor de combustão”, afirma Roberto Beesmans. “São necessários conhecimentos especializados, pelo que é imprescindível formar as oficinas na manutenção dos veículos elétricos. Isso garante a seleção da bateria adequada para cada veículo e permite que as funções decisivas de potência e segurança funcionem corretamente, oferecendo aos clientes o melhor serviço possível”.

Dado que a maioria das oficinas ainda não está totalmente preparada para lidar com a manutenção dos veículos elétricos, a VARTA criou programas de formação específicos para fornecer aos mecânicos o conhecimento necessário para cumprir os requisitos atuais e futuros. À medida que a tecnologia dos veículos continue a evoluir, a VARTA ajustará continuamente os seus programas de formação para garantir que as oficinas permaneçam atualizadas e tenham toda a informação necessária para o seu trabalho.

PALAVRAS-CHAVE