A Continental está a dinamizar uma campanha VDO, com o objetivo de ajudar as frotas a poupar e a acelerar a instalação do novo tacógrafo inteligente.
Atendendo à obrigatoriedade de instalação do tacógrafo inteligente antes do final deste ano para os veículos que efectuam transportes internacionais, a VDO decidiu lançar uma campanha para facilitar este processo, garantindo a marcação atempada nas oficinas, bem como a disponibilidade de material no momento e local adequado.
A introdução do tacógrafo inteligente de segunda geração tem sido implementada gradualmente desde agosto do ano passado, cumprindo as especificações derivadas do Pacote de Mobilidade. No dia 31 de dezembro de 2024, todos os veículos com peso superior a 3,5 toneladas que efetuem transporte internacional e que possuam tacógrafos analógicos ou digitais instalados deverão ser trocados pelo novo tacógrafo inteligente de segunda geração.
Tendo em conta a data, a fase de adaptação a esta nova tecnologia deverá estar em pleno andamento, mas a realidade é que as frotas estão a atrasá-la, seja por falta de clareza sobre quem e quando se aplica, possíveis isenções nacionais e regulamentos transitórios ou devido a rumores infundados de falta de fornecimento por parte dos fabricantes de tacógrafos. Mas planejar com antecedência essa mudança economizará tempo e dinheiro.
A VDO, como fabricante do tacógrafo e no seu objectivo de ajudar o sector a mudar esta tecnologia, lançou uma acção informativa “Antecipe-se à mudança” através da qual pretende lembrar e informar todas as frotas de transporte internacionais com tacógrafos analógicos e digitais, que terão que fazer a mudança antes do final do ano ou poderão ser afetados por multas significativas.
Esta campanha, além de informar sobre a importância da mudança, lembra-nos a possibilidade de solicitar subsídios às correspondentes Comunidades Autónomas para facilitar a mudança para o novo tacógrafo. Oferecemos também a possibilidade de marcação de consulta numa das nossas oficinas . A rede de oficinas VDO e DTCO+ está perfeitamente formada e preparada para trabalhar com esta tecnologia e proceder à mudança para o tacógrafo inteligente VDO DTCO 4.1. Acesso à rede da oficina