De acordo com um estudo realizado pelo SAP Center for Business Insights e pela Oxford Economics, as empresas do setor automóvel que implementam eficazmente a transformação digital reportam ganhos significativos.
Segundo o estudo, essas 80% dessas empresas registam maior rentabilidade e 85% a registam crescimento na quota de mercado.
O estudo indica que as empresas de serviços relacionados com o automóvel estão a recorrer cada vez mais à tecnologia digital, como aplicativos móveis e automação, para agilizar processos e impulsionar o crescimento.
No entanto, a tendência para a transformação digital acarreta certos desafios. Para beneficiarem plenamente da digitalização, as empresas tradicionalmente offline devem reimaginar as suas ligações com os clientes, equilibrando as novas tecnologias com o toque pessoal que uma base de clientes existente passou a esperar.
Integração digital
O impulso da indústria de serviços em direção à integração digital é ilustrado pela PRO BRO, a rede de lavagem de carros em túnel expresso que mais cresce na Europa. Com base em uma história de 26 anos, a empresa exemplifica a incorporação de soluções digitais num setor de serviços. “A digitalização oferece uma ampla gama de benefícios que podem dar às empresas uma vantagem competitiva significativa e aumentar a eficiência e a produtividade”, afirma Ignas Pranskevičius, Diretor Geral e Membro do Conselho do Grupo PRO BRO e CEO da PRO BRO Asset Management. “Ao adoptar tecnologias de ponta e fornecer produtos e serviços inovadores, as empresas podem diferenciar-se dos concorrentes, atrair novos clientes e conquistar quota de mercado”.
O responsável indica ainda que: “a digitalização pode impactar significativamente a lucratividade e a eficiência. Permite que as empresas otimizem as operações, automatizem vários processos e reduzam o número de erros manuais. Além disso, as tecnologias digitais tornam possível rastrear e analisar facilmente as principais métricas de desempenho, obter insights sobre as suas operações e identificar áreas de melhoria”.
Esses insights permitem que as empresas ofereçam experiências personalizadas que correspondam às preferências individuais. Os programas de fidelidade digital exemplificam esta abordagem personalizada, permitindo promoções e recompensas mais direcionadas, aprofundando o envolvimento do cliente e incentivando a repetição de negócios.
“No mundo acelerado de hoje, há uma grande demanda por serviços e produtos que sejam fáceis de usar, convenientes e que economizem tempo”, afirma Pranskevičius. “Mas a digitalização também pode alinhar-se com os objetivos de sustentabilidade, ajudando a reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono, permitindo que as empresas demonstrem o seu compromisso com a responsabilidade social corporativa.”
Por exemplo, as lavagens de automóveis PRO BRO estão equipadas com sistemas de digitalização inteligentes que analisam a sujidade de um automóvel e ajustam automaticamente a quantidade de produtos químicos utilizados. Desta forma, a digitalização reduz o desperdício e limita o impacto ambiental geral.
A conformidade e a segurança cibernética destacam-se como duas outras considerações críticas para qualquer esforço de digitalização. “O cumprimento dos requisitos regulamentares, como as leis de privacidade de dados (por exemplo, GDPR) e regulamentações específicas do setor, também pode representar desafios”, acrescenta Pranskevičius.