A Assembleia geral anual da Schaeffler AG aprovou a integração da Vitesco Technologies Group Aktiengesellschaft na Schaeffler, incorporando dessa forma mais expertise nas soluções eletrificadas relacionadas com o automóvel.
Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, disse: “Com a aprovação das assembleias gerais anuais da Schaeffler e da Vitesco, continuamos a cumprir requisitos importantes para a conclusão da fusão de ambas as empresas. Este marco assinala o início de um novo capítulo na evolução corporativa do Grupo Schaeffler. Em conjunto com a Vitesco, estamos a criar a Motion Technology Company líder”.
Com o êxito da Assembleia geral anual, a Schaeffler acaba de concluir a segunda etapa desta transação global em três etapas. Mantém-se a previsão de que a fusão seja concluída no quarto trimestre de 2024.
Os preparativos para integrar a Vitesco na Schaeffler estão em curso e avançam de acordo com as previsões. No seu discurso, o CEO Klaus Rosenfeld informou os acionistas de que a 14 de março deste ano foi superado um marco importante, com o estabelecimento da futura estrutura organizacional do primeiro nível abaixo do Comité de Direção e dos CEOs regionais.
Agora, a etapa seguinte do processo de integração centrar-se-á no segundo nível de direção, o desenvolvimento das estruturas e estratégias por divisão e função, assim como um plano de negócios conjunto. Estas medidas são de vital importância para uma preparação eficaz da Schaeffler para o ano 2025, que está previsto ser o primeiro exercício fiscal plenamente integrado do grupo recém-criado.
Em relação com os resultados comerciais do ano anterior, a Schaeffler conseguiu crescer mais uma vez, apesar de um ambiente difícil, como informou Klaus Rosenfeld na Assembleia geral anual. Em 2023, a divisão Automotive Technologies registou uma carteira de pedidos de 5.000 milhões de euros na área da mobilidade elétrica.
O aumento da procura global de reparações, fomentado por uma frota de veículos cada vez maior e mais envelhecida, tem sido um fator determinante para a evolução positiva do volume de negócios e dos resultados da divisão Automotive Aftermarket. Além disso, apesar das complexas condições competitivas e de mercado, a divisão Industrial alcançou resultados notáveis em algumas áreas em 2023.