A Valvoline disponibiliza alguns fluidos que se adequam à utilização em veículos eletrificados. Francisco Javier Tejedor de Pablo, Marketing Specialist Senior da Valvoline, explica algumas das características destes produtos.
Qual a vossa oferta ao nível dos fluidos para veículos elétricos e qual a mais recente novidade?
Ainda que não tenhamos de momento uma gama dedicada aos veiculos eléctricos, na nossa gama atual contamos com uma variedade de produtos de alta qualidade que respondem às necessidades da maioria destes veiculos. Desde logo, o óleo para transmissões Valvoline Light and Heavy Duty ATF/CVT é adequado para numerosas aplicações em veiculos eléctricos, oferecendo uma proteção incomparável, garantindo uma performance ótima mesmo em condições de elevado stress. Com uma tecnologia avançada e ingredientes de alta qualidade, o Valvoline Hybrid ATF também é adequado a variadíssimas aplicações, proporcionando propriedades de fricção especiais para um funcionamento mais suave, contribuindo, assim, para um menor desgaste e para a manutenção de uma estabilidade térmica excecional. De seguida, não podemos deixar de mencionar os líquidos refrigerantes como o OEM ADVANCED 40, o OEM ADVANCED 48 e os Valvoline HT-12 Pink e Valvoline HT-12 Green. Dependendo da aplicação, os nossos produtos oferecem uma proteção excecional para a maioria dos sistemas de refrigeração presentes nos veiculos eléctricos. Quanto ao líquido dos travões, contamos com o Valvoline Brake & Clutch Fluid DOT 4 e Valvoline Brake & Clutch Fluid DOT 5.1, sproduto de alto desempenho, com excelentes propriedades de viscosidade, que garantem níveis de desempenho excecionais e a segurança de todos os componentes do sistema de travagem. A nossa gama coloca ainda ao dispor dos consumidores os óleos de motor Valvoline Hybrid, dedicados aos veículos híbridos. Estes produtos foram desenvolvidos para proporcionar uma proteção excecional e um desempenho superior, mesmo em condições desafiantes, como os ciclos frequentes de pára-arranca. Formulados com aditivos inteligentes, oferecem proteção contra corrosão, oxidação e desgaste, garantindo maior eficiência e durabilidade do motor.
Quais os pontos fortes da vossa gama de fluidos para veículos elétricos?
A nossa gama dedicada aos eléctricos está ainda em desenvolvimento, sendo que prevemos ter novidades em breve para completarmos a oferta já existente. No entanto, no caso dos híbridos temos já disponiveis várias soluções especilaizadas.O principal desafio dos motores híbridos é a exposição aos ciclos frequentes de pára-arranca, que são agressivos e podem comprometer o desempenho ideal dos lubrificantes de motor convencionais, pois estes não têm tempo suficiente para atingir a temperatura de funcionamento ótima. No entanto, os óleos de motor Valvoline Hybrid foram especialmente concebidos para resolver este problema. Estes óleos inteligentes utilizam aditivos que asseguram um excelente desempenho, uma lubrificação eficaz e uma proteção superior, mesmo em condições de funcionamento desfavoráveis. São reconhecidos pelos seus resultados impressionantes na proteção contra a corrosão, oxidação e desgaste, garantindo a satisfação dos clientes mais exigentes.
Que aspetos técnicos são mais relevantes considerar, na comercialização deste tipo de fluídos, para as oficinas?
Independentemente de se tratarem de veiculos convencionais, eléctricos ou hibridos, o essencial é utilizar apenas produtos que cumpram na íntegra as exigencias dos constructores, isto é, respeitando religiosamente as suas especificações e intervalos de manutenção.
Como avaliam o desenvolvimento deste tipo de fluídos, em termos de mercado?
Diria que estamos ainda numa fase inicial em que alguns tipos de tecnologia ainda não fizeram o seu percurso natural até ao aftermarket, daí que naguns casos alguns fluidos mais especificos ainda só se consigam obter directamente nas marcas. No entanto, a realidade é que ao nivel de fluidos, a principal diferença dos eléctricos para os demais é precisamente a ausência de necessidade de utilização de óleos de motor. No restante, são necessários óleos de transmissão, óleos de travão e refrigerantes. Tecnicamente, o caso mais sensivel é o dos refrigerantes que dependendo do tipo de sistema podem ter necesidades especiais nomeadamente ao nivel da conductividade eléctrica. No entanto, a vasta maioria dos sistemas utiliza refrigerantes de tecnologia convencional.