A Bosch Mobilty Aftermarket está a dinamizar uma campanha focada no software ESI[tronic] Evolution, para as oficinas multimarcas, até dia 31 de julho de 2024.
As oficinas que contratem um pacote ESI[tronic ] Advanced ou superior por um período de três anos, vão receber gratuitamente um equipamento de diagnóstico KTS 560 de última geração. Adicionalmente, as oficinas que acederem à oferta têm a possibilidade de optar pelo modelo superior, o KTS 590 com osciloscópio, por um suplemento adicional de 650€.
ESI[tronic] Evolution: reparação eficiente e acesso à informação do fabricante de veículos
Por trás do software de oficina Bosch ESI[tronic] estão mais de 30 anos de experiência em diagnóstico e uma atualização contínua de dados de 130.000 modelos de veículos pertencentes a 150 marcas. Isto tornou-o no software multimarca líder com maior cobertura no mercado europeu. A versão atual do ESI[tronic] Evolution oferece às oficinas um pacote completo para a reparação eficiente e profissional de quase todos os veículos no mercado europeu. Além disso, contém instruções de reparação passo a passo e a experiência de mais de um milhão de avarias resolvidas, com o objetivo de chegar à origem do problema e resolver as avarias de forma rápida e eficiente.
A atualização 2024/1 marcou o início de uma série de alterações ao ESI[tronic] com a introdução de um novo ecrã inicial que possibilita o acesso direto a muitos dos menus e submenus principais, permitindo poupanças significativas de tempo. Outra novidade é a possibilidade de personalizar o ecrã inicial com as funções relevantes para cada utilizador, o que simplifica o seu funcionamento.
Além disso, o ESI[tronic] Evolution fornece acesso direto a documentos originais de vários fabricantes de veículos – VW, Audi, Fiat, BMW, Mini e Rolls Royce – como instruções de reparação originais, diagramas elétricos e descrições de instalação/remoção. A Bosch sabe como é importante ter acesso a informações precisas e completas durante os trabalhos de manutenção e reparação e, por isso, está continuamente a desenvolver e a expandir a função de documentos originais dentro do ESI[tronic] Evolution e incorporará, ao longo de 2024, fabricantes como a Mercedes-Benz, Smart, Renault, Ford, Seat e Skoda. Desta forma, os utilizadores do software Bosch têm acesso rápido e fiável às informações do equipamento original.
Secure Diagnostic Access: acesso à electrónica protegida do veículo
A eletrónica dos veículos modernos está cada vez mais ameaçada por adulterações e ataques de hackers. Por esta razão, cada vez mais fabricantes de veículos protegem o acesso aos dados de diagnóstico nos seus novos modelos. Como resultado, as oficinas já não têm acesso total à eletrónica e devem obtê-la através dos respetivos gateways e conceitos de pagamento específicos do fabricante, algo que se revela especialmente difícil para as oficinas independentes. Para contrariar este problema, a Bosch desenvolveu o SDA (Secure Diagnostic Access), uma solução central, integrada e padronizada, que permite um fácil acesso à eletrónica protegida do veículo. Desta forma, o diagnóstico pode ser realizado integralmente, como até agora, com as habituais funções do ESI[tronic] Evolution. Atualmente, o SDA inclui mais de 20 marcas de veículos e esse número continua a crescer. Isto deve-se ao facto de determinados trabalhos de diagnóstico, como a calibração dos sistemas de assistência ao condutor ou a reposição do intervalo de manutenção, só serem possíveis em muitos veículos com autorização de acesso específica do fabricante. Isto pode representar problemas técnicos e administrativos para as oficinas, uma vez que diferentes fabricantes podem ter as suas próprias soluções de segurança com diferentes requisitos de acesso e conceitos de pagamento. O SDA elimina estes problemas ao fornecer acesso centralizado às diversas soluções dos fabricantes participantes através da identificação pessoal SingleKey. Os funcionários da oficina podem registar-se para obter um SingleKey ID gratuito, que pode também ser utilizado para outras aplicações da Bosch, tanto profissionais como privadas. Para utilizar o SDA é necessária uma licença ECU Diagnostic (SD) válida, um KTS 560 ou 590 e uma ligação à Internet. A Bosch está em conversações com outros fabricantes de veículos para expandir ainda mais o âmbito do SDA.
Equipamento de diagnóstico KTS 560/590 de última geração
Com os KTS 560 e 590, equipamentos de diagnóstico de última geração, a Bosch auxilia oficinas multimarcas independentes nas tarefas de manutenção e reparação dos mais modernos sistemas que equipam os veículos. Os atuais equipamentos KTS 560/590 possuem uma interface PassThru aprimorada, que dá à oficina acesso aos dados de reparação dos portais dos fabricantes de veículos. Isto permite que oficinas independentes realizem manutenção nos modelos de veículos mais recentes e reprogramem unidades de controlo sem ter que enviar os seus clientes para oficinas autorizadas a realizar tais tarefas. Além disso, ambos os dispositivos incluem a nova interface de diagnóstico baseada em Ethernet DoIP, ‘Diagnostics over Internet Protocol’, que permite taxas de transferência de dados muito mais elevadas, algo particularmente importante considerando o aumento dos volumes de dados exigidos, por exemplo, pelos sistemas de assistência ao condutor. Para um diagnóstico completo ou reprogramação das unidades de controlo, é necessária uma interface Ethernet como a incluída na última geração KTS da Bosch.